Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Kit' de testes defeituoso dá milhares de falsos positivos na Suécia

Um 'kit' de testes de covid-19 defeituoso deu 3.700 resultados positivos falsos, indicou hoje a agência de saúde pública sueca, erro descoberto por dois laboratórios no decurso de controlos de qualidade sistemáticos.

'Kit' de testes defeituoso dá milhares de falsos positivos na Suécia
Notícias ao Minuto

17:27 - 25/08/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A Folkhalsomyndgheten, a agência sanitária da Suécia, afirmou que os 'kits' foram fabricados na China pela empresa BGI Genomics e que foram distribuídos por todo o mundo.

Num comunicado, a agência sueca refere que os testes defeituosos foram utilizados por pessoas que efetuaram os exames em casa entre março e agosto.

"São principalmente pessoas que tiveram sintomas ligeiros ou que não os sentiram no momento do teste e que receberam resultados positivos", lê-se no documento.

As pessoas em causa vão agora ser contactadas ao longo da semana em curso e o número de casos de convid-19 deve ser agora ajustado", acrescenta-se na nota.

"O 'kit' de testes defeituoso foi assinalado pela Agência de Produtos Médicos sueca. [A empresa BGI Genomics] exportou-a de China para muitos países no mundo. A agência de saúde pública [sueca] já informou as autoridades competentes na Europa e na Organização Mundial de Saúde (OMS)", refere-se no comunicado.

Segundo os dados oficiais mais recentes das autoridades sanitárias suecas, a Suécia recenseou 86.891 casos confirmados de infeção ao novo coronavírus, de que resultou a morte de 5.814 pessoas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 813 mil mortos e infetou mais de 23,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório