Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Índia: 19 pessoas continuam presas nos escombros de prédio que ruiu

Edifício residencial colapsou, esta segunda-feira, em Mahad, na Índia.

Notícias ao Minuto

12:04 - 25/08/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Autoridades

As equipas de resgate continuam no terreno para tentar resgatar as 19 pessoas, das 70 que ficaram presas nos escombros de um prédio de cinco andares e 47 apartamentos que colapsou na cidade de Mahad, no oeste da Índia, esta segunda-feira.

Os socorristas federais e estaduais recorreram a cães de busca para ajudar a cavar os restos da estrutura.

O edifício colapsou por volta das 18h30 local, na segunda-feira, tendo o terceiro, quarto e quinto andar ficado "completamente destruídos", reporta a CNN, que cita Anupam Srivastava, da Força Nacional de Resposta a Desastres da Índia.

Ainda assim,  as autoridades têm esperança de que bolsas de ar no parque de estacionamento e no primeiro andar tenham permitido às pessoas sobreviver.

"Estamos a usar os caninos para ver se conseguem identificar o cheiro de vítimas vivas", acrescentou Srivastava.

De acordo com um oficial do corpo de bombeiros local, é esperado que as operações de resgate durem mais um dia. A atualização mais recente da agência de notícias asiática dá conta de que há registo de cinco mortes (três homens e duas mulheres).

As causas do incidente estão ainda por apurar, embora o desmoronamento de edifícios seja comum na Índia durante a época das monções (de junho a setembro). As chuvas torrenciais afetam as fundações dos edifícios, deixando-os fragilizados.

O edifício demorou dez anos a ser construído em fundações "instáveis", declarou à cadeia de televisão TV9 Marathi, um antigo deputado de MahadManik Motiram Jagtap. "[O edifício] desmoronou-se como um baralho de cartas. Foi assustador", sublinhou.

As monções desempenham um papel capital no sul da Ásia, mas provocam também numerosas mortes e semeiam a destruição em grande escala, entre inundações e desmoronamentos de edifícios. Desde o início do ano, as monções provocaram a morte a cerca de 1.200 pessoas, mais de 800 delas só na Índia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório