Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento israelita adia por mais 120 as negociações orçamentais

O parlamento de Israel aprovou por maioria um diploma que prolonga por mais 120 dias as negociações orçamentais, cujo prazo constitucional finalizava hoje, impedindo, deste modo, as quartas eleições legislativas em cerca de dois anos.

Parlamento israelita adia por mais 120 as negociações orçamentais
Notícias ao Minuto

22:19 - 24/08/20 por Lusa

Mundo Israel

O documento foi aprovado com os votos favoráveis de 67 dos 120 deputados que compõem o Knesset, designação do parlamento israelita, e adia, por enquanto, um novo capítulo na história de instabilidade política que tem caracterizado o país nos últimos dois anos.

O adiamento apenas foi possível depois do anúncio feito, no domingo, pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de uma coligação entre o Likud (designação em hebraico para "União"), liderado por Netanyahu, e a aliança Azul e Branco, liderada pelo principal opositor, mas atual parceiro do chefe de Governo, Benny Gantz.

A aliança Azul e Branco integra o Partido da Resiliência de Israel, liderado por Gantz, o Yesh Atid (designação em hebraico para "Há um Futuro) e o Telem (acrónimo em hebraico para "Movimento Nacional de Estilo Estadista").

"Acho que aquilo de que precisamos agora é de nos unirmos para enfrentar os nossos desafios e tarefas. Isto foi o que estive a fazer durante toda a minha vida pelo nosso país, apesar dos incessantes ataques dos órgãos de comunicação social e da oposição política, incluindo dentro do Governo. Acho que agora se deve fazer aquilo que é importante para os cidadãos de Israel e para o Estado de Israel", disse o primeiro-ministro e também líder do Likud, minutos antes da votação parlamentar.

Já o líder da oposição, que encabeça o Ministério da Defesa israelita e a aliança Azul e Branco, expressou desagrado com a possibilidade de serem convocadas, pela quarta vez, novas eleições legislativas.

"Ameaçar com eleições não é uma ameaça pessoal contra mim, é uma ameaça contra o povo israelita. Não permitirei que ninguém coloque este país de joelhos", vincou Gantz.

O diploma aprovado impede a dissolução imediata do Knesset, numa altura em que a crise político-social está a ser agravada pela crise económica decorrente da pandemia da doença (covid-19) provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Contudo, nada garante que os partidos consigam chegar a um acordo nos próximos 120 dias, razão pela qual o cenário de novas eleições legislativas ainda não foi completamente descartado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório