Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Jovens descobrem tesouro em moedas de ouro com mais de mil anos em Israel

As 425 moedas estavam enterradas num vaso de barro, desde o séc. IX. Na altura, seria fortuna suficiente para comprar uma casa de luxo.

Notícias ao Minuto

21:07 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Israel

Jovens voluntários a trabalhar numa escavação arqueológica, em Israel, encontraram 425 moedas de ouro puro, de 24 quilates, que estavam enterradas há 1.100 anos.

A zona onde o tesouro foi encontrado fazia parte do califado Abássida, o terceiro califado islâmico, que se estendia da Pérsia ao Norte de África.

As moedas estavam enterradas num vaso de barro desde o século IX. Os especialistas indicam que, na altura, aquele montante seria uma fortuna, o suficiente para comprar uma casa de luxo numa das cidades do califado.

"A pessoa que enterrou este tesouro há 1.100 anos tinha intenções de o recuperar, até fixou o vaso com um prego, para se certificar de que não se movia", disseram os diretores da escavação, Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad, através de comunicado, sublinhando que não se sabe quem seria o dono e porque não regressou para o recuperar.

"Encontrar moedas de ouro, sobretudo numa quantidade tão considerável, é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, dado que o ouro sempre foi extremamente valioso, era derretido e reutilizado, de geração em geração", acrescentaram, citados pela BBC.

O local onde está a decorrer a escavação arqueológica servirá para construir um novo bairro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório