Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Edifício com 5 andares colapsa na Índia. Há dezenas de pessoas soterradas

Pelo menos 70 pessoas estarão soterradas depois de um edifício ter ruído em Mahad, na Índia.

Edifício com 5 andares colapsa na Índia. Há dezenas de pessoas soterradas
Notícias ao Minuto

16:20 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Índia

Um edifício de cinco andares desabou na cidade de Mahad, no estado indiano de Maharashtra, e há, pelo menos, 70 pessoas desaparecidas, de acordo com fontes policiais citadas pela AFP.

Estão a ser levados a cabo esforços de resgate, existindo relatos de que 15 pessoas já foram retiradas com vida dos escombros, segundo adiantou o ministro de MaharashtraAditi S. Tatkare

As equipas de socorro, apoiadas com equipas cinotécnicas, estão já no local, indica-se, por outro lado, num comunicado da Força de Resposta a Catástrofes indiana.

Aditi S. Tatkare indicou, primeiramente, que estavam 200 pessoas soterradas, um número que foi revisto, pouco depois, para 70.

"Quinze pessoas foram resgatadas até ao momento, e estão feridas. Temos cinco a seis equipas de socorro no local. Estão a chegar mais equipas", disse Tatkare, citado pela imprensa local.

As imagens mostradas por cadeias de televisão locais mostram a polícia e habitantes locais a procurar nos escombros por sobreviventes.

O prédio residencial, situado em Mahab (120 quilómetros a sul de Mumbai), tinha cerca de 45 apartamentos, onde moravam quase 100 pessoas. Desabou por volta das 19h (hora local).

As causas do incidente estão ainda por apurar, embora o desmoronamento de edifícios seja comum na Índia durante a época das monções (de junho a setembro). As chuvas torrenciais afetam as fundações dos edifícios, deixando-os fragilizados.

O imóvel demorou dez anos a ser construído em fundações "instáveis", declarou à cadeia de televisão TV9 Marathi, um antigo deputado de MahadManik Motiram Jagtap. "[O edifício] desmoronou-se como um baralho de cartas. Foi assustador", sublinhou.

As monções desempenham um papel capital no sul da Ásia, mas provocam também numerosas mortes e semeiam a destruição em grande escala, entre inundações e desmoronamentos de edifícios. Desde o início do ano, as monções provocaram a morte a cerca de 1.200 pessoas, mais de 800 delas só na Índia.

[Notícia atualizada às 18h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório