Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia responde a Viena expulsando um diplomata austríaco

A Rússia anunciou hoje a expulsão de um diplomata austríaco, em retaliação à de um diplomata russo por Viena após informações divulgadas na imprensa austríaca sobre o envolvimento deste num caso de espionagem industrial.

Rússia responde a Viena expulsando um diplomata austríaco
Notícias ao Minuto

15:20 - 24/08/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Com base no princípio da reciprocidade, um diplomata da embaixada austríaca na Rússia foi declarado 'persona non grata'", em resposta à decisão de Viena, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

A decisão da Rússia foi comunicada ao embaixador austríaco, convocado hoje ao ministério e junto de quem Moscovo "protestou veementemente" contra a expulsão "infundada" do diplomata russo.

A Áustria recusou precisar as razões da expulsão do diploma russo, indicando apenas que "o seu comportamento viola a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas".

A embaixada russa na Áustria já tinha reagido através da rede social Twitter: "Estamos escandalizados com a decisão das autoridades, infundada e prejudicial a relações construtivas. Estamos certos de que não se fará esperar uma resposta apropriada de Moscovo".

Segundo o jornal austríaco Kronen Zeitung, um russo colocado em Viena como diplomata "fez espionagem económica durante anos, com a ajuda de um cidadão austríaco, numa empresa de tecnologia".

Trata-se da "primeira vez que um diplomata russo é declarado 'persona non grata'" na Áustria, indicou o tabloide.

Em junho, um coronel reformado do exército austríaco foi condenado a três anos de prisão por espionagem. Ele estava em contacto com um oficial de ligação russo, precisou a justiça austríaca.

Segundo a acusação, o oficial transmitiu durante 25 anos a Moscovo informações sobre o sistema de armamento austríaco e o organigrama das forças armadas.

A Áustria, país neutral que mantém uma boa relação com a Rússia, recusou em 2018 expulsar diplomatas russos como outros países europeus em retaliação pelo envenenamento de um ex-agente duplo russo no Reino Unido.

A Rússia também respondeu na altura com a expulsão de diplomatas ocidentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório