Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Irão: Eleições presidenciais marcadas para 18 de junho de 2021

As eleições presidenciais no Irão, para escolher o sucessor do Presidente Hassan Rohani após dois mandatos de quatro anos, foram marcadas para 18 de junho do próximo ano, anunciou o responsável pela autoridade eleitoral.

Irão: Eleições presidenciais marcadas para 18 de junho de 2021
Notícias ao Minuto

15:05 - 24/08/20 por Lusa

Mundo Irão

O presidente do Comité Eleitoral Nacional, Jamal Orf, disse que a data foi aprovada pelo Conselho Guardião, entidade responsável por fiscalizar o cumprimento da Constituição, noticiou a agência noticiosa oficial IRNA.

Os candidatos à eleição deverão apresentar-se até ao início de abril, para serem sujeitos a aprovação, e a lista final de candidatos será anunciada no início de junho.

Segundo a legislação iraniana, um Presidente em exercício não pode candidatar-se a um terceiro mandato se já tiver cumprido dois mandatos consecutivos.

Rohani foi inicialmente eleito em 2013 e reeleito quatro anos mais tarde.

Rohani tem estado sob pressão crescente de sanções norte-americanas desde que, há dois anos, o Presidente Donald Trump retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear de 2015.

O Plano Conjunto de Ação foi assinado a 14 de julho de 2015, em Viena, pelo Irão e pelos países com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França -- e Alemanha, e que visa restringir a capacidade do Irão desenvolver armas nucleares

O acordo consiste em compromissos relacionados com o nuclear a serem aplicados pelo Irão em troca do levantamento de sanções pela comunidade internacional, com vista à normalização das relações comerciais e económicas com Teerão.

O acordo prevê ainda que haja controlo e verificação pela Agência Internacional da Energia Atómica.

Na sequência da retirada dos Estados Unidos do acordo, em 2018, Trump voltou a impor sanções severas a Teerão, levando a uma queda em espiral da economia iraniana.

Em fevereiro, o Irão realizou eleições parlamentares que tiveram uma adesão de apenas 42,57%, o nível mais baixo desde a Revolução Islâmica de 1979, sinal de uma insatisfação generalizada com a condução do país nos planos económico e político.

O Irão enfrenta também atualmente o pior surto de covid-19 no Médio Oriente, com mais de 358.000 casos registados e 20.643 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório