Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Menina de 12 anos 'ressuscita' antes do funeral e deixa família em choque

Médicos explicam que o que aconteceu dá pelo nome de síndrome de Lazarus.

Menina de 12 anos 'ressuscita' antes do funeral e deixa família em choque
Notícias ao Minuto

11:55 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

A família de uma criança de 12 anos, que os médicos tinham dado como morta, ficaram em choque quando a criança acordou momentos antes do seu funeral.

Siti Masfufah Wardah foi internada num hospital em Probolinggo, na província de Java Oriental, na Indonésia, no dia 18 de agosto. A menina sofria de diabetes crónica e os órgãos falharam. Foi declarada morta às 18 horas desse mesmo dia.

O seu corpo foi levado para casa para que os seus familiares pudessem limpá-lo e dar início aos procedimentos fúnebres. E foi aí que o inesperado aconteceu.

"Quando lhe estávamos a dar banho, a sua temperatura corporal aqueceu subitamente e os seus olhos reabriram. Vimos que o seu coração estava a bater novamente e o seu corpo estava a mexer-se", diz o pai em declarações à Detik.

A família chamou uma equipa médica ao local que terá prestado assistência respiratória e ligado a jovem a uma máquina de oxigénio. Contudo, a menina voltaria a ser dada como morta pouco tempo depois.

Os médicos explicam que aquilo que terá acontecido é conhecido como síndrome de Lazarus - ou retorno da circulação espontânea (ROSC) - e que pode suceder em doentes que "morreram" de insuficiência cardíaca.

Após a segunda confirmação do óbito, Siti foi enterrada no cemitério de  Lambangkuning Village.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório