Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Papa recorda os 72 migrantes mortos no massacre de San Fernando

O Papa Francisco recordou hoje os 72 migrantes mortos há 10 anos no massacre de San Fernando, no Estado mexicano de Tamaulipas, por um grupo de narcotraficantes.

Papa recorda os 72 migrantes mortos no massacre de San Fernando
Notícias ao Minuto

12:42 - 23/08/20 por Lusa

Mundo Papa

"Eram pessoas de diferentes países que buscavam apenas uma vida melhor", disse o Papa, depois rezar a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro.

"O Senhor pedirá que nós prestemos contas de todos os migrantes que caíram no caminho da esperança" e que "foram vítimas da cultura do descarte", disse Francisco.

O Papa recordou que na segunda-feira, 24 de agosto, se completa o décimo aniversário deste massacre, referindo que as famílias das vítimas "ainda hoje continuam a exigir justiça e a verdade sobre o que aconteceu".

No massacre cometido por Los Zetas, um dos grupos de narcotraficantes mais violentos que atuam no noroeste do México, 58 homens e 14 mulheres - principalmente de países centro-americanos como Honduras, El Salvador, Guatemala, assim como do Equador e Brasil - foram sequestrados e assassinados numa casa em San Fernando, no Estado mexicano de Tamaulipas.

Desde então, tanto os familiares dos mortos quanto os defensores e organizações de direitos humanos têm exigido justiça às autoridades, mas as informações ainda são muito escassas e, apesar das pressões nacionais e internacionais, os factos não foram totalmente esclarecidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório