Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Avião que levou líder da oposição russa para a Alemanha já aterrou

Avião-ambulância descolou esta madrugada de Omsk, tal como foi anunciado pela porta-voz de Alexei Navalny.

Avião que levou líder da oposição russa para a Alemanha já aterrou
Notícias ao Minuto

08:39 - 22/08/20 por Noticias ao Minuto com Lusa

Mundo Alexei Navalny

O avião-ambulância que transportava Alexei Navalny -  internado num hospital na Sibéria por suspeita de envenenamento - já aterrou no aeroporto Tegel, em Berlim, reporta a Reuters.

A aeronave descolou esta madrugada de Omsk, tal como foi anunciado pela porta-voz do líder da oposição russa

"Navalny está em Berlim", disse Jaka Bizilj da organização alemã 'Cinema for Peace', à agência de notícias AP

Jornalistas da agência de notícias France-Presse (AFP) no local testemunharam a partida do avião, depois de cerca de duas horas antes uma ambulância do hospital de Omsk, escoltada por uma comitiva da polícia, ter sido vista a entrar na pista de aterragem.

Alexei Navalny, de 44 anos, está internado desde quinta-feira em Omsk, numa unidade de cuidados intensivos, em coma e ligado a um ventilador, suspeitando a sua equipa que tenha sido vítima de envenenamento.

Um dos mais ferozes críticos do Kremlin, Navalny voava de Tomsk (Sibéria) para Moscovo quando desmaiou, na quinta-feira. O avião teve de fazer uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria.

Os médicos do hospital de Omsk autorizaram na sexta-feira a transferência de Navalny para a Alemanha, para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado era "estável", depois de inicialmente se terem oposto.

O voo foi organizado pela organização não-governamental (ONG) alemã Cinema pela Paz, que já tinha montado uma operação semelhante para um membro do grupo musical de protesto russo Pussy Riot, Piotr Verzilov, em 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório