Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Liga Árabe e países árabes saúdam cessar-fogo na Líbia

A Liga Árabe, Arábia Saudita, Jordânia e Egito saudaram hoje o cessar-fogo em toda a Líbia, que entrará em vigor na próxima semana após 15 meses de intensos combates.

Liga Árabe e países árabes saúdam cessar-fogo na Líbia
Notícias ao Minuto

19:53 - 21/08/20 por Lusa

Mundo Líbia

Em comunicado, a Liga Árabe saudou o "compromisso com o cessar-fogo imediato e o fim de todas as operações militares no território líbio", confrontos que mataram mais de 1.800 pessoas nos últimos 15 meses, incluindo 400 civis.

As partes concordaram ainda em "trabalhar para alcançar acordos sobre a retoma integral das operações de produção e exportação de petróleo", virando "a página do conflito [...] para chegar a uma solução pacífica", notou.

A Liga Árabe mostrou-se ainda esperançada quanto à possibilidade de "um acordo de cessar fogo oficial, permanente e abrangente".

Por sua vez, o Ministério das Relações Externas da Arábia Saudita também celebrou a trégua, destacando a "necessidade de iniciar um diálogo político interno" que coloque o interesse nacional acima de tudo, evitando a interferência externa.

Já o Ministério das Relações Externas da Jordânia e o Presidente do Egito, Abdelfatah al-Sisi, também aplaudiram o pacto, instando o Governo de Acordo Nacional, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o exército a chegar a um cessar-fogo permanente.

O Governo da Líbia, apoiado pelas Nações Unidas, anunciou hoje um cessar-fogo em todo o país e pediu a desmilitarização da contestada cidade estratégica de Sirte, que é controlada por forças rivais.

O governo de Tripoli também pediu o fim do bloqueio ao petróleo imposto por forças rivais desde o início do ano, bem como eleições parlamentares e presidenciais.

A Líbia mergulhou no caos após a queda e morte do ditador Muammar Kadhafi em 2011, e a luta pelo poder é disputada atualmente entre o Governo de Acordo Nacional, de Fayez al-Sarraj, sediado em Tripoli e apoiado pela ONU, e o governo rival do Leste, que apoia o marechal Khalifa Haftar.

Sarraj conta com a ajuda da Turquia e Hafter com o apoio da Rússia e do Egito.

As forças do comandante militar Khalifa Hifter lançaram uma ofensiva em abril de 2019, para tentar capturar a capital, mas a campanha fracassou em junho, quando as milícias aliadas de Tripoli, com apoio turco, ganharam a vantagem, expulsando as suas forças dos arredores da cidade e de outras cidades do oeste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório