Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Síria: Reunião do Comité na próxima semana é "passo importante"

A reunião do Comité Constitucional sírio, que se inicia na próxima segunda-feira em Genebra, após ter estado suspenso devido à covid-19, é um "passo importante na direção certa", considerou hoje o representante da ONU, Geir Pedersen.

Síria: Reunião do Comité na próxima semana é "passo importante"
Notícias ao Minuto

14:27 - 21/08/20 por Lusa

Mundo Síria

As discussões, organizadas sob a égide da ONU, vão reunir 45 pessoas escolhidas pelo Governo de Damasco, pela oposição e pelo enviado da ONU.

As delegações ficarão na mesma sala, sem falar diretamente entre si e, devido à pandemia de covid-19, os representantes terão de usar máscara e manter uma distância física de dois metros.

Estas negociações podem "abrir a porta a um processo político mais amplo e ajudar a construir confiança", enviando "uma mensagem ao povo sírio e à comunidade internacional de que algo novo começou", disse Pedersen, em conferência de imprensa hoje realizada em Genebra.

"Em termos de medidas de fortalecimento da confiança, é óbvio que o facto de nos encontrarmos aqui em Genebra, nove meses depois [da última reunião, em novembro], é um passo na direção certa, mas, como eu disse em várias ocasiões, isto não é suficiente", acrescentou o norueguês, reiterando o seu apelo para que sejam feitos progressos relativamente ao destino dos sequestrados, detidos ou desaparecidos na guerra.

O Comité Constitucional da Síria, responsável pela reforma da Constituição de 2012 com vista às próximas eleições, reuniu, pela primeira vez, em 30 de outubro na ONU, em Genebra, na presença de 150 pessoas.

Um comité restrito de 45 membros foi então encarregue de negociar os detalhes da Constituição.

A ONU espera que este processo permita uma solução política para o conflito, que já custou mais de 380.000 vidas desde 2011.

A segunda ronda das discussões do comité terminou no final de novembro, em Genebra, devido a desacordo sobre a agenda que impediu o Governo e os representantes da oposição de se reunirem.

A próxima reunião, que deve durar uma semana, começa na segunda-feira, mas Pedersen planeou encontrar-se com as autoridades sírias já neste fim de semana, tendo-se mostrado esperançado que as partes conduzam "discussões substantivas".

No entanto, ressalvou, "ninguém espera que esta reunião produza um milagre. É o início de um processo longo e complicado".

A revolta popular na Síria no início de 2011 degenerou num conflito armado com crescente ingerência internacional e com um balanço de 380.000 mortos, seis milhões de deslocados internos e 5,5 milhões de refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório