Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Líbano inicia novo período de confinamento

O Líbano inicia hoje um novo período de confinamento, após um aumento acentuado de casos de infeção por covid-19, situação que está a empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema, segundo o Banco Mundial.

Covid-19: Líbano inicia novo período de confinamento
Notícias ao Minuto

11:36 - 21/08/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As autoridades libanesas decretaram mais duas semanas de confinamento no país, a partir de hoje e até 7 de setembro, após um aumento acentuado do número de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Será também imposto o recolher obrigatório diário das 18:00 às 06h00, segundo o Ministério do Interior.

O Aeroporto Internacional de Beirute funcionará normalmente e as zonas afetadas pelas explosões de 04 de agosto no porto de Beirute serão excluídas das restrições, de acordo com a mesma fonte.

Nas últimas duas semanas, o Líbano registou números recorde de contágios, incluindo um novo pico na segunda-feira, com 456 casos e duas mortes.

O ministro da Saúde, Hamad Hassan, advertiu que os hospitais de Beirute estão agora sobrecarregados com doentes de covid-19 e um grande número de feridos na explosão no porto. O país está "à beira do abismo", disse o governante.

Em finais de julho as autoridades libanesas tinham anunciado um reconfinamento temporário em duas fases, mas a segunda fase acabou por ser anulada devido à explosão que matou pelo menos 180 pessoas e feriu mais de 6.500.

A catástrofe veio juntar-se a uma crise económica sem precedentes, amplificada pelo novo coronavírus, que já tinha deixado em dificuldades os hospitais no país de mais de quatro milhões de habitantes.

O país registou oficialmente pelo menos 9.758 casos de ccovid-19 até agora, incluindo 107 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 787.918 mortos e infetou mais de 22,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório