Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Avião médico deixa Alemanha para ir buscar líder da oposição russa

Um avião médico descolou hoje da Alemanha para ir buscar à Rússia e levar para Berlim o opositor russo Alexei Navalny, internado num hospital na Sibéria por suspeita de envenenamento, noticiaram os meios de comunicação alemães.

Avião médico deixa Alemanha para ir buscar líder da oposição russa
Notícias ao Minuto

06:18 - 21/08/20 por Lusa

Mundo Alexei Navalny

O avião deixou Nuremberga, no sul da Alemanha, às 03h11 (02h11 em Lisboa), de acordo com o diário Bild, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O envio foi organizado pela organização não-governamental (ONG) alemã Cinema pela Paz, que já tinha montado uma operação semelhante para um membro do grupo musical de protesto russo Pussy Riot, Piotr Verzilov, em 2018.

O presidente da ONG alemã tinha anteriormente assegurado à AFP que o Hospital de Caridade de Berlim estava pronto para receber Alexei Navalny, que se encontra em coma, em estado considerado grave, desde quinta-feira, devido a um envenenamento "intencional", segundo a sua comitiva.

"Enviaremos um avião-ambulância com equipamento médico e especialistas para que Navalny venha para a Alemanha", confirmou na quinta-feira à AFP o presidente da ONG, Jaka Bizilj, acrescentando nessa altura que esperava obter o acordo das várias autoridades para a realização da operação.

O presidente da ONG disse ainda que o hospital em Berlim indicou que está "pronto" para receber o líder da oposição na Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu na quinta-feira que as autoridades russas estão prontas para ajudar na transferência do opositor para o exterior.

Por sua vez, tanto a chanceler alemã, Angela Merkel, como o Presidente francês, Emmanuel Macron, já se disponibilizaram para dar asilo político a Navalny.

O advogado Alexei Navalny, de 44 anos entrou na quinta-feira em coma, numa unidade de cuidados intensivos num hospital da Sibéria, depois de se ter sentido mal e perdido a consciência durante um voo de regresso a Moscovo, o que a sua equipa atribuiu a um envenenamento.

A porta-voz do opositor, Kira Yarmysh, disse que o político terá consumido veneno no chá que bebeu ao início da manhã de quinta-feira num café do aeroporto, antes de embarcar no avião.

"Os médicos estão a dizer que a toxina foi absorvida mais rapidamente com o líquido quente", referiu ainda o porta-voz na rede social Twitter, acrescentando que a equipa de Navalny chamou a polícia ao hospital.

Em comunicado, a Amnistia Internacional sublinhou na quinta-feira que a administração do hospital deve fornecer "total acesso" à informação "sobre o estado de saúde e o tratamento à família e médicos que esta escolha".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório