Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Envenenamento. Vários casos comprovados ou suspeitos envolvem a Rússia

No dia em que o opositor russo Alexei Navalny foi internado, em estado grave, nos cuidados intensivos de um hospital na Sibéria por suspeita de envenenamento, recorde-se de outros casos estranhos de envenenamento que envolvem a Rússia.

Envenenamento. Vários casos comprovados ou suspeitos envolvem a Rússia
Notícias ao Minuto

18:20 - 20/08/20 por Lusa

Mundo Alexei Navalny

O opositor russo Alexei Navalny, que está estado grave nos cuidados intensivos de um hospital na Sibéria por suspeita de envenenamento, poderá entrar para uma lista de personalidades russas que foram, comprovadamente ou alegadamente, vítimas de envenenamento.

Eis outros casos conhecidos:

Alexei Navalny 

Em 28 de julho de 2019, Alexei Navalny, então preso por convocar uma manifestação em frente à autarquia de Moscovo, foi internado no hospital devido a uma doença misteriosa.

As suas pálpebras ficaram inchadas e teve vários abcessos no pescoço, nas costas, no tronco e nos cotovelos.

Notícias ao MinutoAlexei Navalny © Reuters

As autoridades falam de uma "reação alérgica grave", mas a equipa do principal adversário do Kremlin afirma que provavelmente foi vítima de "um agente tóxico". Os serviços de saúde replicaram que não encontraram "nenhuma substância tóxica" em seu corpo.

Em 2017, Navalny teve de ser tratado em Espanha devido a uma queimadura de olho recebida após ser pulverizado com um corante antisséptico.

Serguei Skripal

Em 4 de março de 2018, o ex-agente duplo russo Serguei Skripal e a sua filha Iulia foram encontrados inconscientes num centro comercial em Salisbury, no sul da Inglaterra, e hospitalizados em estado grave.

Notícias ao MinutoSerguei Skripal© Getty Images

Londres acusou Moscovo de estar por trás do envenenamento de Skripal com novichok, um poderoso agente nervoso de origem soviética, em retaliação pela sua colaboração com os serviços de inteligência britânicos. O Kremlin negou qualquer envolvimento e o caso provocou uma crise diplomática.

Sergei Skripal e a sua filha deixaram o hospital nos meses seguintes. Em junho passado, a polícia contraterrorismo britânica renovou o seu pedido de informações sobre dois suspeitos russos dos serviços de inteligência militar (GRU) da Rússia.

Piotr Verzilov

Piotr Verzilov, um ativista do grupo de protesto Pussy Riot, foi hospitalizado em Moscovo em 14 de setembro de 2018 nos cuidados intensivos de toxicologia em estado grave.

Verzilov foi rapidamente transferido para um hospital em Berlim, no mesmo período em que decorria o caso Skripal. Relatórios médicos alemães sugerem "muito provavelmente um caso de envenenamento".

Notícias ao MinutoPiotr Verzilov© Getty Images

Para a sua mulher na época, Nadejda Tolokonnikova, também uma ativista do Pussy Riot, alguém na Rússia, talvez uma "agência das forças de segurança", queria assassinar Verzilov.

Segundo Tolokonnikova, Verzilov foi envenenado durante o seu julgamento num tribunal de Moscovo em 11 de setembro de 2018.

Alexander Litvinenko

O ex-agente do serviço secreto russo (FSB) Alexander Litvinenko, opositor do Kremlin no exílio, morreu em Londres no ano de 2006 após ser envenenado com polónio-210, uma substância radioativa muito tóxica.

Notícias ao MinutoAlexander Litvinenko© Getty Images

Uma investigação britânica estabeleceu, quase dez anos depois, a culpa de dois russos que tomaram chá com a vítima num hotel e apontou a responsabilidade de Moscovo, que negou qualquer intervenção no caso.

Victor Yushchenko

Em 2004, o candidato da oposição ucraniana Victor Yushchenko, herói da Revolução Laranja, adoeceu gravemente no meio da campanha presidencial contra o candidato favorito de Moscovo, Victor Yanukovych.

Notícias ao MinutoVictor Yushchenko© Getty Images

Médicos austríacos identificaram o envenenamento por dioxina três meses depois. O seu rosto marcado e deformado ainda hoje apresenta vestígios causados pelo veneno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório