Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cadeiras com 300 anos e sem estofos vendidas por 1,1 milhões de euros

O comprador nem se pôde sentar nelas, depois de gastar a 'módica' quantia.

Cadeiras com 300 anos e sem estofos vendidas por 1,1 milhões de euros
Notícias ao Minuto

13:16 - 20/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Leilão

Um conjunto de quatro cadeiras suscitou uma inesperada guerra de licitações e acabaram por ser vendidas por mais de 1,1 milhões de euros (1,174,500 euros), apesar de não terem estofos nem nas costas, nem no assento.

As estruturas ornamentadas das cadeiras foram feitas em 1778 para o irmão mais novo do rei Luis XVI. A leiloeira francesa Artcurial, responsável pela venda, previa que o conjunto atingisse entre os 300 e os 500 mil euros, mas foi vendido por quatro vezes essa quantia.

Não foi revelado quem comprou o mobiliário danificado, sabe-se apenas que depois de ter mudado de mãos várias vezes, pertencia agora a um colecionador suíço.

As cadeiras foram feitas pelo artesão Georges Jacob e pelo escultor Jean-Baptiste-Simon Rode, para Charles Phillipe, o conde de Artois. Foram eventualmente confiscadas durante a Revolução Francesa, que levou à decapitação do seu irmão.

Apesar de serem apenas as estruturas, o mobiliário histórico está "num estado admirável de conservação", garantiu a leiloeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório