Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais 291 casos em Portugal; Governo aprova compra de vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Mais 291 casos em Portugal; Governo aprova compra de vacina

A Alemanha identificou 1.707 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o pior registo diário desde abril, de acordo com dados oficiais divulgados esta quinta-feira. A pandemia continua com força também nos Estados Unidos, onde se registaram 1.286 mortes e 43.911 novos casos nas últimas 24 horas. 

Portugal, segundo os dados mais recentes da Direção Geral de Saúde, contabiliza um total acumulado de 1.788 óbitos e 54.992 infetados com a Covid-19, sendo que dois óbitos e 291 casos foram reportados nas últimas 24 horas.

Ontem, a ministra Marta Temido, confirmou que uma bebé de quatro meses morreu devido com o novo coronavírus, sendo a vítima mortal mais nova no nosso país. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h50 - Boa tarde! Este registo termina, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus aqui

15h47 - O Torino anunciou, esta quinta-feira, num comunicado publicado nas plataformas oficiais que dois jogadores testaram positivo ao novo coronavírus nos testes de despiste que foram realizados antes do início da pré-época.

15h39 - Cinemas, teatros, museus e centros culturais podem retomar as suas atividades a partir de hoje no estado do Rio de Janeiro, Brasil, que também permitiu a realização de eventos sociais com até 500 pessoas.

15h18 - Um estudo sobre o comportamento dos consumidores antes, durante e depois do confinamento, realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School, revelam que 37,53% dos inquiridos admitem aumentar as compras online no futuro.

15h10 - Catarina Martins quer que todos os trabalhadores e utentes dos centros de dia, agora autorizados a reabrir depois de encerrados devido à Covid-19, sejam testados para "evitar tragédias".

15h06 - Uma casa assombrada em formato drive-in foi criada em Tóquio, no Japão, e oferece aos fãs do terror uma experiência única e a salvo da Covid-19. Tudo acontece dentro de um parque estacionamento subterrâneo e a empresa de produção de eventos de terror Kowagarasetai apresenta um espetáculo imersivo, que pode ser experienciado mantendo a distância de segurança... dentro do carro.

Notícias ao MinutoCasa assombrada em formato drive-in© Reuters

15h01 - A superfície comercial Intermarché, em Gândara, Leiria, reabriu hoje ao público, após a higienização e testados todos os funcionários, disse à agência Lusa a delegada de saúde de Leiria.

14h54 - Castilla-La Mancha, em Espanha, anunciou o confinamento de Villamalea, em Albacete, um município de quatro mil habitantes onde foram detetados 99 casos positivos. Segundo o vice-presidente da comunidade, conta o El País, a autarquia já conta com a autorização para proceder com a medida destinada a travar a transmissão comunitária na localidade.

14h52 - A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, aguarda que o Ministério Público (MP) "faça o seu trabalho" não só quanto ao Lar de Reguengos de Monsaraz, mas aos outros que registaram "situações muito complicadas".

14h43 - A Federação de Évora do PS lamentou hoje "profundamente a tragédia" no lar em Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 causou 18 mortos, e disse repudiar "o aproveitamento político injusto e desonesto" da situação.

14h34 - Um surto num barco de pesca nos EUA sugere que anticorpos podem dar imunidade. Três pescadores de Seattle, nos Estados Unidos, que foram poupados durante um surto que afetou o resto das pessoas que se encontravam a bordo, pode ajudar a perceber a ligação direta entre os anticorpos e a imunidade ao contágio.

14h17 - O Facebook etiquetou com mensagens de advertência 98 milhões de peças de desinformação ligadas à Covid-19, entre abril e junho, e eliminou sete milhões cujo conteúdo poderia causar danos físicos, revelou hoje um porta-voz da empresa.

13h53 - A Airbnb informou, esta quinta-feira, em comunicado enviado às redações, que aplicou uma "proibição mundial". A restrição aplica-se a "todos os tipos de festas e eventos nos alojamentos anunciados na plataforma, além de estipular uma ocupação máxima de 16 hóspedes por alojamento".

13h43 - O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, recusou comentar as críticas da Ordem dos Médicos e remeteu a investigação do surto de Covid-19 de Reguengos de Monsaraz para as entidades competentes. 

13h40 - Mais de 9.800 pessoas em sete concelhos da Área Metropolitana da Lisboa (AML) foram contactadas, entre 30 de junho e 18 de agosto, pelas equipas multidisciplinares que apoiam os casos ativos de Covid-19, foi hoje anunciado.

13h33 - Os Estados Unidos lideram as estatísticas da pandemia que se combate à escala mundial, seja a nível de infetados (mais de 5,5 milhões), como de vítimas mortais (mais de 170 mil). Todavia, para alguns protagonistas do mundo do desporto, neste caso Pat Cash, ex-campeão de Wimbledon, são números incomparavelmente menores às de outros causas de morte, como por exemplo o tabagismo.

13h26 - Portugal regista, esta quinta-feira, mais dois óbitos e 291 infeções pelo novo coronavírus. Desde que a pandemia chegou ao país, foram contabilizados pela Direção-Geral da Saúde 1.788 vítimas mortais e 54.992 casos da doença. 

13h06 - Use máscara no WC masculino: Urinóis espalham vírus em 5 segundos. Quando se encontra na privacidade de uma casa-de-banho, o distanciamento social geralmente não é uma preocupação. Apesar disso, um novo estudo descobriu que as casa-de-banho públicas podem expô-lo a vírus, como o SARS-CoV-2 (responsável pela Covid-19), a cada descarga.

12h55 - O surto de Covid-19 na vila de Mora, distrito de Évora, já infetou 50 pessoas, mais duas do que na quarta-feira, e quatro delas estão nos cuidados intensivos no hospital em Évora, revelou hoje o autarca local.

12h50 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 787.918 pessoas e infetou mais de 22 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

12h41 - O departamento europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou conversações com a Rússia para obter mais informações sobre a vacina contra o novo coronavírus que o pais aprovou, antes de realizar os habituais testes avançados.

12h39 - O Conselho de Ministros aprova a autorização para o investimento de 20 milhões de euros em contratos a celebrar para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

O Conselho de Ministros extraordinário aprovou, esta quinta-feira, "a aquisição do primeiro lote de 6,9 milhões de [potenciais] vacinas para a Covid-19, por via da União Europeia. Os otimistas acreditam que, no final deste ano, estarão disponíveis os primeiros lotes. Os realistas têm de acreditar que os otimistas têm razão. Mas temos de nos preparar para que assim possa não ser", adiantou o primeiro-ministro. 

12h34 - Segunda vaga? "Vai ser difícil, não há desculpa para não prevenir já". Catarina Martins comentou, esta quinta-feira, os números do desemprego no país, alertando que devemos prevenir uma eventual segunda vaga da pandemia, que terá também impacto no emprego.

12h32 - A Ucrânia registou 2.134 novos casos de Covid-19 e 40 mortes nas últimas 24 horas, um recorde, segundo as autoridades, que advertem que a situação se agravou "substancialmente".

12h24 - Um novo balanço do surto em Montemor-o-Novo contabiliza, esta quinta-feira, um total de 29 casos ativos do novo coronavírus, o que representa mais dois casos em relação ao dia anterior. Há nove recuperados e um internado.

12h12 - As autoridades chinesas detetaram sete novos casos positivos de Covid-19 na quarta-feira, todos procedentes do estrangeiro, sendo dez casos a menos que no dia anterior, anunciou a Comissão Nacional de Saúde da China.

11h58 - O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças africano (África CDC), John Nkengasong, considerou que o continente está a achatar a curva de crescimento da pandemia de Covid-19, mas alertou que a prevenção tem de continuar.

11h39 - A Comissão Europeia anunciou hoje um acordo prévio de aquisição com a farmacêutica alemã CureVac para assegurar 225 milhões de doses de uma potencial vacina para a Covid-19, que serão distribuídas pelos Estados-membros da União Europeia (UE).

11h10 - A Grécia registou mais casos de Covid-19 desde o início de agosto do que no total dos dois primeiros meses da pandemia, situação que não se deve ao turismo e que preocupa cada vez mais as autoridades.

10h53 - A Rússia registou 110 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes pela Covid-19 para 16.099, informaram hoje as autoridades locais.

10h40 - Em plena pandemia do novo coronavírus, Allen Pan criou uma arma que dispara máscaras. A ideia, poderá dizer-se, foi 'inspirada' nos Estados Unidos: "A América tem um problema com máscaras e eu resolvi-o ao criar uma arma. Soluções americanos para problemas americanos", escreveu o jovem na legenda do vídeo sobre este assunto que colocou no Instagram sufficientlyadvanced.

10h31 - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu, até ao final de julho, para 407.302 indivíduos, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

10h21 - Sensivelmente um mês depois de revelar que tinha sido diagnosticada com Covid-19, eis que Madalena Brandão está de regresso às redes sociais para dar uma grande novidade. "Finalmente! Ao sétimo teste (4 positivos e 2 inconclusivos) recebi o tão esperado NEGATIVO", notou, sublinhando que sentiu um enorme alívio ao ver os resultados. 

Ver esta publicação no Instagram

I’m back! Finalmente! Ao sétimo teste (4 positivos e 2 inconclusivos) recebi o tão esperado NEGATIVO. Nem imaginam o alívio que foi e a festa que fiz :) Foi um mês e meio difícil, em que senti necessidade de desligar. Obrigada por todas as mensagens que tenho aqui de apoio e não consegui responder! Precisei mesmo de focar-me na minha família, na nossa recuperação e fazer um isolamento total Queria sempre trazer boas notícias, que semana após semana não chegavam. Essa foi a parte mais difícil! Vírus estranho este que, no meu caso, foi muito leve fisicamente, mas bastante desafiante emocionalmente. Para quem não sabe, passadas duas semanas do início dos sintomas começamos a testar e, no caso de continuarmos a ter um resultado positivo () fazemos um teste todas as semanas até, finalmente, vir a tão esperada notícia. Sentia-me óptima fisicamente e só pensava em poder voltar ao trabalho e seguir com a minha vida. Estive muito focada em cuidar do meu corpo (exercício físico, alimentação saudável, suplementos e chás). Experimentei tudo o que sabia iria ajudar a reforçar o sistema imunitário. Nesta última semana percebi que o que me faltava mesmo fazer era aceitar a situação. Trabalhei muito nesse sentido e, coincidência ou não, o fim chegou! Rita Carrelo, Pedro Isidro, família e amigos incansáveis que estiveram sempre “presentes”, obrigada Obrigada a toda a equipa da novela @amardemaistvi e à @tvioficial por esperarem por mim e pela força e calma que me transmitiram durante estes tempos E, um especial agradecimento a todos os profissionais de saúde que lidaram connosco e tão bem nos trataram. Incansáveis as enfermeiras que me consolavam quando desatava a chorar ao receber os resultados. Obrigada Liberdade foi palavra mais desejada, por isso, vamos lá viver este verão bonito e voltar ao trabalho, que tenho uma novela maravilhosa para acabar

Uma publicação partilhada por (@madalenabrandao) a 20 de Ago, 2020 às 2:02 PDT

10h16 - O conselheiro de Saúde da Comunidade de Madrid considerou, esta quinta-feira, que face ao atual crescimento do número de casos e com o número de contágios existente, não se deveria executar um "início a cem por cento" presencial do ano escolar. Enrique Ruiz Escudero revelou, em entrevista à Cadena Ser, que "é importante que não só valorizemos a situação particular de cada colégio, de cada aula, de cada grupo de convivência, como também que estamos numa região: este é um vírus que não entende fronteiras, regiões ou colégios".

10h08 - Jovem italiano morreu 5 meses depois de ser diagnosticado com Covid-19. Cristian Persico, de 34 anos, morreu na quarta-feira, em Itália, na sequência da infeção pelo novo coronavírus que contraiu há cinco meses. O jovem morreu na unidade de cuidados intensivos após várias complicações.

09h56 - Sem higiene, sem condições. Covid-19 leva hospital ao colapso na ÍndiaImagens da Reuters mostram as dificuldades que existem numa unidade em Bhagalpur, onde os pacientes não têm o distanciamento nem os cuidados necessários e o equipamentos de proteção não é devidamente descartado.

Notícias ao MinutoHospital em Bhagalpur, na Índia© Reuters

09h32 - O Departamento de Estado norte-americano reduziu o alerta para as viagens a Cabo Verde do nível mais grave anterior, mas aconselhando à reconsideração da deslocação, devido à Covid-19, divulgou hoje a Embaixada dos Estados Unidos na Praia.

09h30 - Explicador: Dos salários às rescisões, tudo sobre o 'novo' lay-off. Um explicador sobre o apoio extraordinário à retoma progressiva, que esclarece algumas dúvidas sobre o "sucedâneo" do lay-off simplificado. Este regime deverá vigorar até ao final do ano.

09h22 - O Presidente francês Emmanuel Macron insiste que o país não pode parar com um novo confinamento geral porque os efeitos negativos são "consideráveis", embora reconheça que não se pode excluir nenhum cenário.

09h10 - Na sequência do coro de críticas que se ergueram contra Ana Mendes Godinho, que assumiu num primeiro momento não ter lido o relatório sobre o lar de Reguengos de Monsaraz, Isabel Moreira defende agora a ministra e tece críticas ao ex-deputado do CDS, Nuno Magalhães

A socialista referiu, na sua página oficial de Facebook, que ouviu "pela boca de Nuno Magalhães" o "retrato do ataque descabido a uma ministra" que muito admira.

09h00 - Recordamos agora os últimos desenvolvimentos sobre o surto de Reguengos: 

08h44 - A pandemia não parou a arte urbana na cidade de São Paulo, no Brasil. Prova disso mesmo são as fotografias tiradas no local pela Agência AFP, que pode ver em baixo. 

08h06 - Perda de olfato e paladar na Covid-19 é diferente da provocada pela gripe. Entenda aqui.

08h00 - "Hoje é notícia: Discos rígidos 'pagam' imunidade; Estado falha vistoria". É hora de ficar a conhecer os títulos que compõem os jornais desta quinta-feira, neste artigo

07h37 - O México registou 707 mortes e 5.792 casos nas últimas 24 horas, segundo as autoridades de Saúde mexicanas, que apontaram uma tendência para a redução do número de infeções.

07h25 - A Índia contabilizou 69.652 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário desde o início da pandemia, elevando o total para mais de 2,8 milhões, segundo o Ministério da Saúde do país.

07h23 - As crianças têm um papel mais importante na propagação comunitária da Covid-19 do que se julgava, com cargas virais superiores às dos adultos doentes, mas permanecendo assintomáticas, indica um estudo hoje divulgado.

"Fiquei surpreendido com os elevados níveis de vírus que encontramos em crianças de todas as idades, especialmente nos dois primeiros dias de infeção", disse Lael Yonker, autor principal do estudo.

07h20 - O mês de agosto costumava ser sinónimo de 'sunsets' e festas de verão na Costa de Caparica, em Almada, mas a proibição dos eventos está a causar quebras "gigantes" aos concessionários de praia, que falam em "ano perdido".

07h14 - O Congresso brasileiro aprovou na quarta-feira, em segunda leitura, o projeto que obriga a população a usar máscara enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia, após o veto do Presidente Jair Bolsonaro.

07h10 - A Alemanha identificou 1.707 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o pior registo diário desde abril, de acordo com dados oficiais divulgados hoje.

07h08 - O Peru registou o terceiro pior balanço diário de infeções com o novo coronavírus, contabilizando mais de nove mil casos nas últimas 24 horas e 176 óbitos, número que voltou a diminuir pelo segundo dia consecutivo.

07h05 - Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas mais 1.286 mortes causadas pela Covid-19, além de 43.911 novos casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Este registo onde pode acompanhar ao minuto todas as incidências acerca do novo coronavírus começa aqui. Para recordar o de ontem à tarde, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório