Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Portal para o submundo" expande-se devido às elevadas temperaturas

Os cientistas avisam que o aquecimento global está a causar a expansão da cratera de Batagaika, na Sibéria, a um ritmo sem precedentes.

"Portal para o submundo" expande-se devido às elevadas temperaturas
Notícias ao Minuto

23:20 - 18/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alterações Climáticas

As altas temperaturas que têm sido registadas na Sibéria, e que têm atingido em algumas cidades valores recorde, estão a fazer com que a cratera de Batagaika se expanda a um ritmo sem precedentes, adianta o The Moscow Times.

A cratera localizada em Sakha, a Este da Sibéria, surgiu nos anos 60 do século passado depois do solo da floresta ter cedido na sequência de uma operação de desflorestação. Ficou conhecida entre os locais como “portal para o submundo”.

A cratera de Batagaika é atualmente a maior depressão do mundo com um comprimento de um quilómetro e uma profundidade de 100 metros, e continua a crescer anualmente tanto em tamanho como em profundidade devido ao aquecimento global, que está a derreter a camada de pergelissolo da região.

O diâmetro do Batagaika está a crescer em cerca de 12 a 14 metros por ano, refere a revista Science, que cita o investigador Frank Guenther, da Universidade de Potsdam. Guenther realçou que até 2016 o diâmetro crescia 10 metros por ano.

As regiões da Sibéria e do Ártico russo, cujo ritmo de subida das temperaturas já era superior à cadência verificada no resto do mundo, têm enfrentado uma onda de calor de níveis históricos neste verão, e que tem sido acompanhada de incêndios florestais e derrames de petróleo.

Exemplo disso mesmo, foram as temperaturas que se verificaram em junho na cidade de Verkhoyansk, situada a 75 quilómetros da cratera de Batagaika e um dos locais habitados mais frios do mundo. Num dos dias de junho, os termómetros em Verkhoyansk chegaram aos 38 graus Celsius, a temperatura mais elevada no Ártico nesse mês de que há registo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório