Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-autarca de Paris investigado por pedofilia após denúncia a jornal

A Justiça francesa anunciou hoje a abertura de uma investigação às acusações de abuso sexual contra o ex-vice-presidente de Paris Christophe Girard, feitas por um homem que diz ter sido vítima quando ainda era menor, na década de 1990.

Ex-autarca de Paris investigado por pedofilia após denúncia a jornal
Notícias ao Minuto

20:08 - 18/08/20 por Lusa

Mundo Pedofilia

"As investigações (...) procurarão apurar com exatidão se os factos denunciados são suscetíveis de compreender crime e se, pela antiguidade, adquirem a prescrição da ação pública", explicita o procurador Remi Heitz, em comunicado divulgado pelo Tribunal de Paris, citado pela agência France-Presse (AFP).

A investigação vai ser conduzida pela Brigada de Proteção de Menores.

A denúncia foi feita por Aniss Hmaïd ao diário norte-americano The New York Times. O homem, agora com 46 anos, disse que foi abusado sexualmente por Christophe Girard quando tinha 16 anos e que as práticas abusivas continuaram durante cerca de 10 anos, deixando-o com "feridas psicológicas duradouras".

A advogada do antigo vice-presidente da autarquia da capital francesa, Delphine Meillet, disse que Christophe Girard contesta "essas denúncias e esses factos com a maior firmeza", acrescentando que vai dar entrada com um processo por "denúncia caluniosa" contra o diário norte-americano, pela publicação do artigo com a alegada denúncia.

Girard renunciou ao cargo de vice-presidente de Paris em 23 de julho, sob forte pressão pelas relações que mantinha com o escritor Gabriel Matzneff, que está acusado do crime de pedofilia.

O antigo autarca também confirmou à AFP que iria renunciar temporariamente ao mandato no Conselho de Paris, cuja presença neste órgão governativo da capital tem sido fortemente contestada há várias semanas.

"Por uma questão de serenidade e do bom funcionamento da maioria no Conselho de Paris, propus (...) a minha retirada [deste órgão]", declarou Christophe Girard.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório