Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cabul atingida por 'rockets' durante festa da independência

Vários 'rockets' atingiram hoje Cabul durante as festividades do 101.º aniversário da independência do Afeganistão da influência do Reino Unido, declarou o Ministério do Interior do país.

Cabul atingida por 'rockets' durante festa da independência
Notícias ao Minuto

09:24 - 18/08/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Os projéteis, disparados de dois veículos, atingiram casas em várias áreas de Cabul, ferindo dez pessoas, incluindo quatro crianças, disse Tareq Arian, porta-voz do Ministério do Interior.

Os ataques ocorreram após uma cerimónia no palácio presidencial, com a presença do chefe de Estado afegão, Ashraf Ghani.

Segundo testemunhas, vários 'rockets' caíram ainda perto do palácio e do Ministério da Defesa, uma área altamente protegida e que também abriga muitas embaixadas.

O ataque ocorre no momento em que o Governo afegão e o grupo rebelde talibã devem iniciar as negociações de paz.

Essas negociações devem começar após a libertação de 400 prisioneiros talibãs, validada na semana passada por uma grande assembleia de dignitários afegãos. Cerca de 80 desses detidos já foram libertados na quinta-feira.

A cerimónia de investidura do Presidente Ghani, em 10 de março, foi interrompida por 'rockets' que caíram perto do palácio.

O Afeganistão nunca fez parte do Império Britânico, mas tornou-se independente da influência britânica em 19 de agosto de 1919.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório