Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Equador emitiu mais 38.000 vistos por razões humanitárias

O Equador emitiu 38.243 vistos de exceção por razões humanitárias para cidadãos da Venezuela desde agosto de 2019, anunciou hoje o Governo.

Equador emitiu mais 38.000 vistos por razões humanitárias
Notícias ao Minuto

23:42 - 14/08/20 por Lusa

Mundo Equador

Em declarações, citadas pela agência espanhola Efe, durante uma conferência de imprensa por teleconferência, o vice-ministro da Mobilidade Humana, Carlos Velástegui, disse que desde agosto do ano passado o Equador emitiu 64.521 vistos, tanto no país como nos consolados no estrangeiro, dos quais 38.243 eram de exceção por razões humanitárias para venezuelanos.

"O Estado [do Equador] fez tudo o que estava ao seu alcance para facilitar um visto sem custo, apenas tinha o custo do formulário", declarou o governante.

Os requerentes do visto deveriam apresentar o passaporte original -- mesmo que estivesse caducado nos últimos cinco anos -, registo criminal e pagar os 50 dólares (aproximadamente 42 euros) relativos ao formulário.

Contudo, o Governo do Equador revelou que havia várias limitações à obtenção destes documentos, associadas a "procedimentos próprios" dos consulados venezuelanos, explicitou o Velástegui.

O Decreto Executivo 826 permitiu começar no ano passado o processo de regularização da situação migratória dos cidadãos provenientes da Venezuela, depois de um fluxo incomum de migrantes deste país.

A plataforma Resposta para a Situação dos Venezuelanos, que integra várias organizações incluindo as Nações Unidas, estima que mais de cinco milhões de cidadãos venezuelanos saíram do país.

O Sistema Migratório Equatoriano identificou 350.510 venezuelanos que entraram no país.

Por seu turno, o Governo de Quito contabilizou recentemente apenas 165.761 venezuelanos no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório