Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governador peruano sugere comer carne de lama para combater Covid-19

E não, a carne de lama não protege da doença.

Governador peruano sugere comer carne de lama para combater Covid-19
Notícias ao Minuto

16:15 - 14/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um dos governadores regionais do Peru sugeriu aos cidadãos comerem carne de lama e alpaca para combater o novo coronavírus. Segundo Elmer Caceres Llica disse a uma rádio local, citado pela BBC, estava "cientificamente provado" que a carne de ambos os animais era eficaz contra a Covid-19.

No entanto, citou incorretamente estudos que dizem que tanto os lamas como as alpacas têm anticorpos que podem potencialmente ser modificados para desenvolver algum tipo de tratamento para a doença. Em nenhuma das investigações é mencionado que comer a carne pode ajudar a combater o vírus.

No caso dos lamas, estes não têm imunidade natural ao novo coronavírus, mas os cientistas descobriram que os seus anticorpos são facilmente adaptáveis para fazer um tratamento para os humanos.

Este governador não é estranho à polémica no que ao coronavírus diz respeito. Já foi criticado repetidamente por sugerir o dióxido de cloro - lixívia - como forma de tratamento. Vários médicos pediram a sua demissão na semana passada por o que consideram ser uma má gestão da crise pandémica.

O Peru foi fortemente atingido pela Covid-19 por ter um sistema de saúde mal preparado e vários outros fatores económicos e sociais fizeram com que, apesar de ter feito um isolamento antecipado, comparado a outros países, tenha uma das mais altas taxas de mortalidade. Até agora o país já ultrapassou o meio milhão de casos desde o início da pandemia, elevando o número de óbitos para 25.648.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório