Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Migrações: Rota entre África e Canárias reativada durante a pandemia

A rota migratória entre África e as ilhas Canárias, em botes ou embarcações precárias, foi reativada desde o início da pandemia de covid-19, afirmou hoje um responsável do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Migrações: Rota entre África e Canárias reativada durante a pandemia
Notícias ao Minuto

14:35 - 14/08/20 por Lusa

Mundo ACNUR

"Esta rota para as Canárias, muito utilizada em 2005 e 2006, estava há muitos anos sem tanto uso e agora reativou-se", disse o representante do ACNUR para o Mediterrâneo Central, Vincent Cochetel, numa entrevista à televisão nacional suíça.

A agência da ONU diz que as saídas de migrantes das costas marroquinas, do Saara Ocidental, da Mauritânia, do Senegal e da Gâmbia em direção àquele arquipélago espanhol se multiplicaram por seis desde o início do ano, o que parece indicar que os contrabandistas redirecionaram parte do fluxo de migrantes desde a Líbia e outras zonas do norte de África.

Cochetel sublinhou, no entanto, que o Magrebe continua a ser uma zona de passagem de migrantes mesmo durante a pandemia.

Apesar de mais de 40 países africanos terem fechado fronteiras para prevenir os contágios pelo novo coronavírus, muitas das travessias são difíceis de controlar, afirmou, referindo tratar-se de zonas desertas, pouco habitadas e onde os traficantes se multiplicam.

O responsável do ACNUR disse ainda que se reduziram as saídas de migrantes de Marrocos em direção à Península Ibérica, enquanto a Tunísia se converteu na principal origem de saída de migrantes, sobretudo com destino a Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório