Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Comissão Europeia em campanha contra teorias da conspiração na Internet

A Comissão Europeia iniciou uma campanha conjunta com a UNESCO e a rede social Twitter para consciencializar os cidadãos para os perigos das teorias da conspiração divulgadas 'online', sobretudo no atual contexto de crise, propício à desinformação.

Comissão Europeia em campanha contra teorias da conspiração na Internet
Notícias ao Minuto

13:01 - 14/08/20 por Lusa

Mundo Fake news

Como parte desta iniciativa, na qual participa também o Congresso Mundial Judaico, a Comissão publica a partir de hoje uma série de infografias no seu sítio de Internet, na página dedicada à desinformação, com o objetivo de ajudar os cidadãos a identificar as teorias da conspiração e a contrariá-las com factos.

O executivo comunitário aponta que, tal como já alertara na sua comunicação sobre as 'fake news' (desinformação) adotada em junho, o contexto atual da crise da pandemia da covid-19 representa "um terreno particularmente fértil para as teorias da conspiração, que minam a ciência e os factos com explicações perniciosas e rebuscadas sobre a origem do vírus e os culpados pela sua propagação".

Segundo Bruxelas, "a crise do coronavírus também deu origem a um aumento do nível de discurso de ódio 'online', ataques racistas e anti-semitas".

"As teorias da desinformação e da conspiração prejudicam a saúde das nossas democracias, isto ficou muito claro no contexto de uma pandemia global. Os cidadãos devem estar equipados com ferramentas úteis para as reconhecer e desmascarar. Para apoiar os cidadãos, as instituições públicas precisam de trabalhar em conjunto e com plataformas digitais, profissionais dos media, verificadores de factos e investigadores, como a Comissão Europeia e a UNESCO estão a fazer", comentou a vice-presidente da Comissão para os Valores e Transparência, Vera Jourova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório