Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Aos 15 anos, jovem descobre que está na menopausa e que não será mãe

Processo de menopausa teve início aos seis anos e acabou com um dos futuros sonhos da jovem.

Aos 15 anos, jovem descobre que está na menopausa e que não será mãe
Notícias ao Minuto

12:26 - 14/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Menopausa

Sheree Hargreaves, de 19 anos, descobriu que nunca vai poder ser mãe depois de ter passado pela menopausa com apenas 15 anos.

A estudante foi diagnosticada com insuficiência ovariana primária, uma condição em que os ovários não libertam regularmente óvulos e não produzem estrogénio.

Shree recorda que com 15 anos, e ao contrário do que acontecia com as suas amigas, ainda nunca tinha menstruado. Por vergonha, trazia sempre consigo tampões e pensos higiénicos para fingir o contrário.

O seu médico considerou, contudo, que esta era uma situação estranha e foi aí que a jovem foi diagnosticada com a doença. Os médicos referem que o processo de menopausa terá começado quando ela tinha apenas seis anos.

A jovem manteve em segredo a sua condição mas decidiu agora partilhar a sua história, revelando que a descoberta abalou-a e acabou com o seu sonho de ser mãe. Até ao momento, apenas os pais de Shree sabiam. Durante a quarentena, a jovem diz que o facto de ter parado permitiu-lhe pensar e perceber que estava na altura de partilhar a sua história.

Shree conta que ainda hoje sente arrepios de calor durante as suas aulas na Universidade de York. Nas redes sociais partilha, com pessoas mais velhas, conselhos sobre como manter uma vida sexual após a menopausa.

"Quero ir às escolas e falar sobre isto porque penso que as raparigas em tenra idade devem estar preparadas e terem algum conhecimento sobre a infertilidade se descobrirem que não podem engravidar", afirma, citada pelo The Sun.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório