Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Normalização das relações entre Israel e Emirados contribui para a paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, considerou hoje que o acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos é "uma contribuição importante para a paz na região".

Normalização das relações entre Israel e Emirados contribui para a paz
Notícias ao Minuto

11:19 - 14/08/20 por Lusa

Mundo Israel/Emirados

É "um passo histórico", disse o chefe da diplomacia da Alemanha, que assume atualmente a presidência rotativa da União Europeia.

"Esperamos que este acordo (...) permita dar um novo fôlego ao processo de paz no Médio Oriente", afirmou Maas.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) e Israel deverão assinar nas próximas três semanas, em Washington, um acordo para normalizar as suas relações, o que fará de Abu Dhabi a terceira capital árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel desde a criação do Estado hebreu, após o Egito (1979) e a Jordânia (1994).

Segundo os EAU, o acordo foi alcançado "para encerrar qualquer anexação adicional de territórios palestinianos", mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, indicou que o acordo terá apenas o efeito de "adiar" os planos israelitas de anexar partes da Cisjordânia ocupada, afirmando não ter "desistido" dessa opção.

"É bom o Governo ter suspendido os seus projetos de anexação", disse hoje Heiko Maas.

"Conjuntamente com os nossos parceiros na Europa e na região, temo-nos envolvido ativamente nos últimos meses contra uma anexação e pela retomada de negociações diretas", disse o ministro num comunicado.

"Estamos prontos a apoiar ativamente esse processo", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório