Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Avante! reduzido a um terço. Proibir fumar na rua em Portugal?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Avante! reduzido a um terço. Proibir fumar na rua em Portugal?
Notícias ao Minuto

07:46 - 14/08/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os dados mais recentes da Direção Geral da Saúde dão conta de que Portugal registou mais dois mortos e 235 casos de Covid-19, num total de 1.772 óbitos e 53.783 infetados. Há ainda 39.374 recuperados mais 197 do que ontem.

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou, na quinta-feira, a prorrogação da situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa (AML), devido à pandemia da Covid-19, com os autarcas a terem o poder de determinar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. O resto do país permanece em situação de alerta. A resolução está prevista até às 23h59 do dia 31 de agosto.  

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios pelo mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h35 - Este registou chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h21 - O Governo vai lançar na próxima semana o programa Ativar.pt, que pretende fazer face aos números do desemprego e à evolução que estes possam vir a ter, anunciou hoje a ministra Ana Mendes Godinho.

15h00 - PCP reduz lotação da Festa do Avante! a um terço, para cerca de 33 mil pessoas. O PCP anunciou hoje que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas, em virtude do contexto de pandemia de covid-19.

14h50 -  Controlado surto em aldeia de Moura que causou um morto. O surto de covid-19 na aldeia da Póvoa de São Miguel, no concelho alentejano de Moura (Beja), que infetou 31 pessoas, uma das quais morreu, está controlado, indicou hoje o responsável municipal da Proteção Civil.

14h30 - Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados. Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, confirmou fonte da câmara municipal.

14h20 - Proibir fumar na rua por cá? Confrontada pelos jornalistas sobre se Portugal poderá aplicar uma medida semelhante à que foi hoje anunciada em Espanha - que proíbe os cidadãos de fumarem em esplanadas ou em outros espaços públicos -, a ministra afirmou que, neste momento, a tutela não está a pensar avançar com "uma medida semelhante". Contudo, Marta Temido não descartou a ideia caso esta demonstre ser eficaz em Espanha: "Há muitos aspectos em aberto. (...) Avaliaremos se será também adequado ao nosso contexto".

13h58 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da Direção Geral da Saúde e aqui confira os pontos mais importantes: 

13h45 - Portugal registou mais dois mortos e 235 casos de Covid-19, num total de 1.772 óbitos e 53.783 infetados. Há ainda 39.374 recuperados mais 197 do que ontem.

13h42 - As exportações portuguesas de têxteis e vestuário caíram 14%, para 355 milhões de euros, em junho face ao mesmo mês de 2019, acumulando uma quebra de 17% no primeiro semestre devido à pandemia, divulgou hoje a associação setorial.

13h24 - aumento do número de casos de Covid-19 em Espanha obrigou a que o Governo espanhol decretasse, esta sexta-feira, novas regras de segurança em todo o país. O ministro da Saúde acaba de anunciar que é proibido fumar na rua e decretou o encerramento de todos os espaços de diversão noturna - como bares e discotecas. As medidas são para ser cumpridas em todo o território espanhol.

13h13 - O número de pessoas infetadas com Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu hoje para 30, com três delas internadas no hospital, incluindo uma em cuidados intensivos, disse o presidente do município.

13h10 - Mais de 60% dos alojamentos turísticos reportam cancelamentos de reservas para os meses de junho a outubro devido à pandemia, sobretudo por parte de hóspedes nacionais, seguidos dos espanhóis, britânicos, franceses e alemães, informou hoje o INE.

13h06 - Quase dois terços dos britânicos consideram improvável passarem férias no estrangeiro se tiverem de cumprir quarentena no regresso ao Reino Unido devido à pandemia Covid-19, de acordo com um estudo publicado hoje. 

12h46 - O presidente francês e a chanceler alemã vão reunir-se no dia 20 de agosto, na residência de verão francesa de Fort Brégançon, para falarem sobre temas internacionais como a Covid-19, o Líbano e a Bielorrússia, anunciou hoje a presidência francesa.

12h17 - O número de novos casos de Covid-19 na Alemanha continua a aumentar com 1.449 infeções detetadas nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde 01 de maio, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI). A Alemanha soma um total de 221.413 casos diagnosticados e houve um aumento de 14 vítimas mortais para um total de 9.225.

12h - A economia holandesa sofreu uma contração de 8,5% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o trimestre anterior, divulgou hoje o Departamento Central de Estatística dos Países Baixos, que qualifica esta queda de "catastrófica".

11h45 - A Comissão Europeia anunciou hoje um primeiro acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina contra a Covid-19, com uma opção de mais 100 milhões em nome dos Estados-membros. O acordo hoje aprovado será financiado com o Instrumento de Apoio de Emergência, que dispõe de fundos dedicados à criação de uma carteira de potenciais vacinas com diferentes perfis e produzidas por diferentes empresas.

11h38 - O Reino Unido formalizou a encomenda de mais 90 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 de dois projetos em desenvolvimento na Bélgica e nos EUA, anunciou hoje o Ministério da Economia britânico. 

11h36 - O turismo interno permitiu uma queda da atividade turística "menos intensa" em junho face a maio, tendo os hóspedes diminuído 82,0% em termos homólogos e as dormidas recuado 85,2%, divulgou hoje o INE.

10h48 - Os empreendimentos turísticos do interior centro do país, essencialmente de pequena e média dimensão, estão a receber mais turistas portugueses, que ficam mais noites seguidas, em busca de locais isolados e seguros face à pandemia de Covid-19.

10h42 - A Dinamarca acrescentou a Bélgica e Malta à sua lista de países europeus para os quais as viagens não essenciais são desaconselhadas devido à pandemia do novo coronavírus. Os dinamarqueses acrescentaram os dois países à sua lista porque ambos têm mais de 30 casos de infeções pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes.

9h52 - Em temporada de festa, nem a mota nem a concertina de Hélder Batista vão dar baile nas romarias nacionais e internacionais, depois ter sido obrigado a cancelar os 63 concertos agendados por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Conheça aqui a história do Motard da Concertina.

9h34 - As convenções democrata e republicana estão condicionadas pela pandemia nos EUA. Tanto a convenção democrata como a republicana, que decorrerá de 24 a 27 deste mês em Jacksonville, no Estado da Florida, serão realizadas sob o signo da pandemia de Covid-19, sem as tradicionais aglomerações de delegados e apoiantes. E se, por um lado, os democratas aconselham os delegados a evitar a Convenção, por outro os republicanos ainda querem uma festa grande.

9h04 - Pelo menos 800 pessoas poderão ter morrido por causa da desinformação relacionada com o novo coronavírus divulgada nos primeiros três meses deste ano. Estes são os resultados de um estudo publicado no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, que estima, também, que cerca de 5.800 pessoas foram internadas em hospitais como resultado dessas informações falsas publicadas nas redes sociais. A pesquisa contou com especialistas de diversos países e instituições de ensino.

8h55 - Paris  lamentou hoje a decisão do Reino Unido de reintroduzir a quarentena para cidadãos oriundos de França, por causa do aumento do número de contagiados pelo novo coronavírus neste país, sublinhando que vai implementar "uma medida de reciprocidade".

8h37 - O governo da Nova Zelândia anunciou hoje que vai prolongar por mais 12 dias o confinamento em Auckland, a maior cidade do país, para combater o ressurgimento da Covid-19. Devendo manter-se também as restrições decretadas no resto do país, devido a um surto detetado na terça-feira em quatro membros da mesma família. O novo surto já totaliza 29 infeções locais em todo o país, informaram as autoridades.

8h14 - A China registou, nas últimas 24 horas, 30 casos de Covid-19, 22 deles importados e oito de contágio local, mais cinco do que no dia anterior, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país. A Comissão de Saúde chinesa não anunciou novos óbitos por Covid-19, com o número de mortos a manter-se nos 4.634, entre os 84.786 infetados desde o início da pandemia.

8h09 - Cientistas do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciaram ter criado soros produzidos a partir de cavalos que deverão funcionar para o tratamento da Covid-19. A fórmula brasileira pretende obter o chamado plasma hiperimune.

7h48 - O líder da Coreia do Norte levantou o confinamento na cidade de Kaesong, onde milhares de pessoas estiveram em quarentena, após o anúncio do primeiro caso de Covid-19 no país, noticiou hoje a agência oficial norte-coreana.

7h23 - A Coreia do Sul diagnosticou 103 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, a maioria devido a transmissão local, levando as autoridades a manifestar preocupação com a possibilidade de as infeções ficarem fora de controlo. A maioria dos novos casos registou-se na área metropolitana da capital, Seul, uma zona densamente povoada, o que faz temer a aceleração da propagação da doença.

7h19 - O Governo da Nicarágua anunciou na quinta-feira que vai produzir, para distribuição local e internacional, a vacina 'Sputnik V', desenvolvida pela Rússia para combater a pandemia de Covid-19.

7h16 - Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas mais 1.120 mortes causadas pela Covid-19, além de 52.549 novos casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. A contagem desde o início da pandemia eleva-se agora para 5.244.238 infeções, além de 167.029 óbitos. Os Estados Unidos são o país com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

7h09 - O Peru ultrapassou o meio milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, elevando o número de óbitos para 25.648, informaram na quinta-feira as autoridades peruanas. Só nas últimas 24 horas, registaram-se 9.441 infeções, um novo máximo diário, que eleva o total de contágios para 507.996. O país contabilizou ainda mais 3.658 mortes provocadas pela doença, em apenas um dia.

7h03 - Mais de 500 mil pessoas foram contaminadas com o novo coronavírus no México, onde já morreram 55.293 pessoas devido à Covid-19, anunciou o Ministério da Saúde do país. Nas últimas 24 horas, o país identificou 7.371 contágios e 627 mortes.

7h00 - Bom dia, na manhã desta sexta-feira iniciamos um novo registo. Pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório