Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil com 60.091 novos casos. Mais de 750 mil mortes no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil com 60.091 novos casos. Mais de 750 mil mortes no mundo
Notícias ao Minuto

15:22 - 13/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a prorrogação da situação de contingência devido à pandemia da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa (AML). O resto do país permanece em situação de alerta. A resolução está prevista até às 23h59h do dia 31 de agosto.  

Esta prorrogação conta no entanto com ligeiras alterações, estando a região de Lisboa e Vale do Tejo com regras mais flexíveis.

Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já fez 1.770 óbitos e 53.548 infetados em Portugal, sendo que seis mortes e 325 contágios foram reportados nas últimas 24 horas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Este registo chega agora ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Mantenha o distanciamento social e cumpra todas as recomendações das autoridades de saúde. Em caso de sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h44 - Reino Unido recebe o primeiro concerto em arena. Divididas em plataformas, cerca de 2.500 pessoas assistiram a um concerto. O distanciamento social foi uma das principais preocupações.

Notícias ao Minuto© Twitter

23h30 - As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), suspensas desde 13 de março, são retomadas no sábado, anunciou hoje a instituição, com exceção das áreas de prestação de cuidados dedicadas à Covid-19.

23h07 - Ministra rejeita que exportações sejam afetadas por vírus em frango. A ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, afirmou hoje não acreditar que a deteção de uma amostra do novo coronavírus em frango exportado do país vá afetar as exportações, mas reconheceu que a imagem do Brasil pode ser afetada.

22h58 - Atualização no Brasil. Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, 105.463 pessoas perderam a vida. Desse total, 1.262 óbitos foram reportados nas últimas 24 horas.

Em termos de contágios, o país detém o segundo lugar de países com mais casos confirmados no mundo, com um total acumulado de 3.224.876, dos quais 60.091 casos foram reportados no último dia. 

22h37 - Reino Unido remove França, Malta e Países Baixos de 'corredor turístico'. A partir de sábado, todos os viajantes que regressarem ao país britânico, de um destes países, terão de cumprir uma quarentena de 14 dias.

Além destes países, foram também retirados da lista de países isentos as ilhas Turcas e Caicos, o Mónaco e Aruba.

21h51 - Atualização mundial. Mais de 750 mil pessoas morreram em todo o mundo devido à Covid-19, segundo um balanço da AFP divulgado hoje, numa altura em que muitos países estão a impor novas restrições devido ao ressurgimento da doença.

21h46 - O Brasil vai pedir mais informação à Rússia antes de se comprometer em comprar a vacina 'Sputnik V', uma vez que esta se encontra num estágio inicial, não tendo ainda sido submetida à chamada fase 3, disse hoje o ministro da saúde brasileiro, citado pela Reuters.

21h22 - Conselho de Ministros. Foi aprovado hoje dois decretos-lei relativos a medidas de proteção contra as pragas vegetais e fitossanidade, assegurando obrigações decorrentes dos regulamentos europeus, foi anunciado.

21h18 - O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje uma missa campal em honra da Senhora d'Agonia que decorrerá no espaço público situado em frente ao templo da padroeira dos pescadores e que terá capacidade para 800 pessoas.

21h10 - Atualização em Angola. As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje mais 53 casos de Covid-19 e três óbitos, que colocam Angola entre os países africanos de língua portuguesa com mais mortes (83), a par da Guiné Equatorial, embora seja dos que regista menos infeções.

20h39 - Impacto financeiro da pandemia nos consumidores. Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo divulgado hoje pela Intrum.

20h37 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou hoje ser a "prova viva" da eficácia do cloroquina contra a Covid-19, fármaco sem comprovação científica na cura da doença, e que disse ter tomado quando esteve infetado.

"Sabemos que mais de 100 mil pessoas morreram no Brasil. Caso tivessem sido tratadas desde o início com esse medicamento, muitas mortes poderiam ter sido evitadas. Aqueles que criticaram a cloroquina não apresentaram alternativas", declarou Jair Bolsonaro, num evento público realizado em Belém, capital do estado do Pará.

20h35 - Atualização no Reino Unido. O país relatou hoje 18 mortes nas últimas 24 horas por Covid-19, após uma mudança na metodologia de contagem dos óbitos que retirou 5.377 mortes da contagem oficial.

Depois de dois dias consecutivos acima dos mil contágios diários, o total acumulado desde que começou a pandemia mantém-se nos 313.798.

20h31 - Atualização na Madeira. A região autónoma regista hoje mais dois doentes infetados com o novo coronavírus, elevando para 129 o total de casos positivos notificados, revelou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h30 - Jovens no centro da segunda onda do vírus na Europa. Se inicialmente o novo coronavírus atingiu, maioritariamente, os mais velhos, os novos focos da doença parecem surgir essencialmente entre os mais novos.

19h34 - Atualização no Iraque. O Ministério da Saúde do Iraque anunciou hoje 3.841 novos contágios de Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o primeiro caso identificado em janeiro, num país que tem um sistema de saúde em grandes dificuldades.

19h08 - Atualização em Cabo Verde. O país registou mais 73 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado desde 19 de março a 3.073 casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde.

18h59 - "Comida não é fonte de contágio". A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que as pessoas "não devem recear a comida ou as embalagens de comida" como fontes de contágio de Covid-19, apesar de vestígios do novo coronavírus terem sido encontrados em asas de frango importadas do Brasil.

18h45 - As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse hoje estar preparado para tomar.

"Obviamente, que a cada momento e em função da situação epidemiológica estamos sempre preparados para tomar decisões diferentes. Decisões diferentes mais limitadas, de pequenos acertos ao funcionamento, ou decisões diferentes mais significativas, retomando o ensino à distância e a plataforma de estudo em casa, que continua a ser preparada para que possa responder", disse a ministra.

18h42 - Atualização em FrançaDe acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pela Direção-Geral da Saúde francesa, o país registou 2.669 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

No que diz respeito ao número de vítimas mortais, desde o início da pandemia no país, já perderam a vida 30.388 pessoas, um aumento de 17 nas últimas 24 horas.

18h20 - Impacto da pandemia na Saúde Mental. Uma nova pesquisa, conduzida pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, indica que quase 41% dos entrevistados (que fizeram parte da pesquisa) relataram problemas de saúde mental, relacionados com a pandemia de Covid-19 e com as medidas de prevenção impostas em quase todo o mundo, reporta a CNN.

18h16 - Tem tosse e não sabe se pode estar relacionada com a Covid-19? Fique atento a estes cinco sinais:

  • É uma tosse seca
  • É acompanhada de falta de ar
  • É persistente
  • Está acompanhada de febre
  • Também perdeu o sentido do olfato e/ou paladar

18h11 - O Governo prolongou durante dois meses a tarifa garantida aos eletroprodutores que usam resíduos urbanos, de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República.

Essa decisão "deve-se à situação de pandemia internacional e às declarações do estado de emergência e das situações de calamidade e situação de alerta e contingência que provocaram constrangimentos às entidades públicas, privadas e aos cidadãos e que obrigam à adoção de medidas excecionais, como a suspensão dos prazos de caducidade dos processos administrativos", referiu o Governo.

17h55 - Pandemia de Covid-19 custa cerca de 320 mil milhões de euros, a nível mundial, por mês, disse hoje a Organização Mundial da Saúde, baseando-se em dados do Fundo Monetário Internacional.

17h39 - OMS alerta. Uma estabilização do número de novos casos de Covid-19 a nível mundial "não significa que a tempestade tenha acabado", afirmou hoje o diretor do programa de emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde, recomendando que continue a "vigilância absoluta".

"Podemos estar no olho da tempestade e não o sabermos", ilustrou, salientando que a maior parte da população mundial ainda é suscetível e não esteve exposta ao novo coronavírus e que este "ainda tem um longo caminho a fazer, se lhe for permitido".

17h37 - O Governo manifestou hoje "abertura para retomar as reuniões" no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de Covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos, que recebem "as grandes linhas" da informação disponível.

17h32 - Reabrir centros de dia em AML? Os centros de dia na área metropolitana de Lisboa (AML) estão impedidos de reabrir a 15 de agosto, uma vez que a região se mantém em situação de contingência, adiantou hoje o Governo.

17h31 - Surto em lar de Torres Vedras. O número de casos confirmados de Covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, subiu para 86 depois de terem surgido mais dez testes positivos, divulgou hoje a Câmara Municipal.

17h30 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) aguarda "com expectativa" o fim da limitação de horários na Área Metropolitana de Lisboa (AML), agora que cabe às câmaras municipais adaptar os períodos de funcionamento destes estabelecimentos.

17h15 - Finlândia muda estratégia. O país mudou a sua estratégia de combate à Covid-19 e passou a recomendar o uso de máscara em locais públicos, anunciaram hoje as autoridades sanitárias, reagindo a dados que mostram uma retoma da epidemia no país.

17h06 - Atualização em Espanha. Desde o início da pandemia do novo coronavírus no país, 337.334 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus. Desse total, 2.935 casos foram registados nas últimas 24 horas. Já em termos de óbitos, o país contabiliza um total acumulado de 28.605, sendo que 26 ocorreram no último dia. 

16h40 - Atualização em Itália. O país reportou 523 novos casos e seis mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 252.235 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 35.231 perderam a vida.

16h30 - Membro da Comissão Ética russa demite-se. O especialista Alexander Chuchalin, que pertencia à Comissão Ética do Ministério da Saúde russo, demitiu-se após apontar "graves violações" na segurança da primeira vacina contra o novo coronavírus, "Sputnik V". O especialista acusou os produtores do fármaco de desrespeitarem os princípios éticos, reporta o DailyMail.

16h20 - Conselho de Ministros. Foi aprovado hoje um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em 'lay-off' por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização.

15h50 - Escolas podem recuperar matérias. As escolas devem optar por recuperar ao longo de todo o próximo ano letivo as aprendizagens perdidas pelos alunos durante o ensino à distância iniciado em março desde ano por causa da pandemia de Covid-19.

15h36 - Atualização em Portugal. Do número total de casos reportados nas últimas 24 horas, 325, 67% foram registados em Lisboa e Vale do Tejo.

15h28 - Marcelo aconselha "sentido nacional". O Presidente da República aconselhou hoje ao governo e aos partidos da oposição "sentido nacional" na gestão da atual crise pandémica de Covid-19 e consequente crise económica, admitindo um novo modelo de sessões com epidemiologistas.

15h19 - Surto em Mora. Os casos confirmados de Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, aumentaram para 26, mais 10 nas últimas 24 horas, e os internamentos hospitalares subiram para dois, disse hoje o presidente do município.

15h17 - Festa do Avante!. O Presidente da República disse hoje aguardar por uma avaliação da Direção Geral de Saúde sobre a Festa do Avante! e outros eventos que seja "compreensível" pela maioria dos portugueses, e que respeite a igualdade de tratamento.

15h11 - Atualização em Portugal. O país registou seis mortes e 325 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O dia de hoje representa o maior aumento de novos casos em quase um mês. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já fez 1.770 óbitos e 53.548 infetados

O boletim epidemiológico indica ainda que há mais 237 pessoas recuperadas, num total de 39.177. 

15h10 - Foi hoje aprovada a prorrogação da situação de contingência devido à pandemia da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, sendo que o resto do país continua em situação de alerta. O que muda?

Tal como tinha sido apontado, "os horários dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços nas áreas abrangidas pela declaração de situação de contingência" passam agora "a poder ser adaptados" pelos presidentes da Câmaras Municipais, "mediante o parecer favorável da autoridade de saúde local e das forças de segurança".

Quantos às áreas abrangidas pela declaração da situação de alerta, "os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços" podem agora passar a "abrir antes das 10h00".

15h00 - Atualização nos Açores. A região autónoma não registou nas últimas 24 horas novos casos de Covid-19, tendo um doente recuperado, ficando a região com 25 casos positivos ativos, todos na ilha de São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar o registo anterior, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório