Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo do Líbano garante existirem reservas de trigo para quatro meses

O ministro da Economia do Líbano, Raoul Nehem afirmou hoje que "não há crise de pão" no país e que existe farinha suficiente para os próximos quatro meses depois da explosão que destruiu os silos que armazenavam trigo no porto de Beirute. 

Governo do Líbano garante existirem reservas de trigo para quatro meses
Notícias ao Minuto

09:33 - 12/08/20 por Lusa

Mundo Beirute

O ministro disse que o país tem armazenadas 32 mil toneladas de trigo, além de 110 mil toneladas que já chegaram ou vão ser enviadas para o Líbano nas próximas duas semanas.

"As reservas são suficientes para quatro meses", disse ainda Raoul Nehen através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter.

O ministro acrescentou que o Programa Alimentar Mundial (PAM) assegura 17 mil toneladas de farinha que vai ser distribuída nas áreas afetadas pela explosão que destruiu os bairros próximos do porto de Beirute no passado dia 04 de agosto.

O PAM, agência das Nações Unidas, vai abastecer o Líbano com grãos e farinha de trigo por um período de três meses estando previsto que o primeiro carregamento chegue ao país nos próximos dez dias.

O governo libanês concede subsídios ao setor da panificação para a aquisição de trigo para garantir preços acessíveis, apesar do preço do pão ter aumentado pela primeira vez em 10 anos no passado mês de junho

O aumento de 33% no preço do pão foi uma consequência da desvalorização da moeda local (libra libanesa) em 80% face ao dólar norte-americano, no mercado negro.

A explosão no porto de Beirute deixou mais de 250 mil pessoas sem casa fazendo aumentar os receios de agravamento da crise económica que atinge a maior parte da população.

Antes da catástrofe o Banco Mundial estimava que metade da população do Líbano vive abaixo do limiar da pobreza. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório