Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EUA: Voto postal é incentivado a 88 milhões e difícil para 55 milhões

Washington, 12 ago 2020 (Lusa) -- Num universo de 234 milhões de eleitores norte-americanos, 88 milhões (mais de um terço) vão receber automaticamente papéis para o voto por correspondência, enquanto 55 milhões vão enfrentar processos mais complexos se quiserem votar por correio.

EUA: Voto postal é incentivado a 88 milhões e difícil para 55 milhões
Notícias ao Minuto

09:04 - 12/08/20 por Lusa

Mundo Eleições

A pandemia de covid-19 tem obrigado os Estados Unidos a adotarem novas medias para o voto por correspondência, em preparação para a eleição presidencial de 03 de novembro, em que a reeleição do republicano Donald Trump vai ser contestada pelo candidato democrata Joe Biden.

Num sistema federal que permite que os 50 Estados tenham regras diferentes quanto às votações, as informações consultadas pela Lusa indicam que 88 milhões de cidadãos (37,6% dos eleitores) vão receber as medidas mais concretas de apoio ao voto por correspondência nas eleições de 2020, em 18 Estados.

Quatro Estados adotaram legislação para enviar boletins de voto para todo o seu eleitorado durante a pandemia de covid-19, elevando assim para nove o número de Estados que vão fornecer automaticamente os materiais finais de voto por correspondência, para um total de 44 milhões de eleitores.

Segundo contas feitas pelo jornal The Washington Post, outros 44 milhões vão receber, em casa, os papéis para poderem registar-se, caso queiram, no voto por correio.

Iowa e Montana são os únicos Estados republicanos que vão recorrer a medidas novas, concretas e materiais para incentivar o voto por correio durante a pandemia.

À semelhança do que já acontecia no Estado republicano de Ohio antes da crise sanitária, Iowa vai passar a distribuir, em casa dos eleitores, os papéis necessários para o registo no voto por correio, escusando deslocações adicionais.

Michigan e Wisconsin, dois 'swing states' - Estados que não mantêm um historial de tendência política fixa e que podem contar muito para um desempate entre candidatos -- vão, da mesma maneira, passar a enviar papéis de registo no voto postal para todos os eleitores.

A mesma decisão foi tomada por cinco Estados democratas: Delaware, Illinois, Maryland, Massachusetts e Novo México.

Montana (Estado tendencialmente republicano) dá um passo adicional, ao prometer enviar boletins de voto para casa de todos os eleitores registados, tomando o exemplo do único Estado vermelho (cor do Partido Republicano) que oferecia esta conveniência antes da pandemia, Utah.

Ademais, são vários os Estados democratas que vão enviar os boletins de voto para todos os seus eleitores. Califórnia, Distrito de Colúmbia (que engloba a capital do país, Washington DC) e Vermont tomaram esta medida devido à pandemia de covid-19, enquanto o Havai, Oregon e Washington já enviavam, por defeito, os boletins de voto por correio.

O voto por correio adivinha-se mais complicado em oito Estados, que requerem uma justificação dos eleitores que pedem esta opção, sem aceitarem a preocupação com covid-19 como motivo plausível.

No total, estas restrições abrangem 55 milhões de eleitores. Nova Iorque, que já foi considerado epicentro da pandemia nos EUA, mas está a registar um decréscimo de infeções, é o único Estado democrata neste caso.

Os outros sete Estados que não aceitam justificação relacionada com a preocupação com a covid-19 nas razões plausíveis para o voto por correio são maioritariamente republicanos: Carolina do Sul, Indiana, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Tennessee e Texas.

Donald Trump, do Partido Republicano, tem-se manifestado contra o voto por correspondência, alegando fraudes, que nunca foram provadas.

Dada esta posição do partido, é de notar que quatro Estados republicanos passaram a aceitar, temporariamente, a preocupação com a covid-19 como justificação na autorização do voto por correio: Alabama, Arkansas, Missouri e West Virginia.

Connecticut, tendencialmente democrata e New Hampshire, um dos 'swing states', também passam a aprovar justificações relacionadas com prevenção contra a covid-19.

Na prática, apesar de o voto por correio não ser livre naqueles Estados, vai ser mais acessível, já que os eleitores podem justificar a decisão com a existência da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 736 mil mortos e infetou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (163.465) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 5 milhões).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório