Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 127 mortos nos conflitos do Sudão do Sul

Pelo menos 127 pessoas morreram nos últimos quatro dias em confrontos entre civis e militares no Sudão do Sul, durante uma operação das Forças Armadas para desarmar a população, noticia hoje a agência Efe.

Pelo menos 127 mortos nos conflitos do Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

20:57 - 11/08/20 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

Segundo o porta-voz do Exército do Sudão do Sul, Lul Ruai Koang, 72 civis e 55 militares morreram nos confrontos que eclodiram no sábado.

Os confrontos tiveram início na cidade de Tonj, estado de Warrap, na zona ocidental do país, quando uma disputa entre militares e civis resultou na morte de dois jovens, criando um surto de violência na região.

No sábado, a violência provocou 20 mortos, tendo continuado no domingo, até à chegada de reforços das forças de segurança, que continuaram as operações de desarmamento.

No entanto, os confrontos acabaram por recomeçar.

O porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Stephane Dujarric, afirmou que uma patrulha da ONU está a dirigir-se para a região para analisar a situação de insegurança.

As Nações Unidas apelaram a todos os envolvidos a "pousarem as suas armas e a ajudarem a restaurar a calma pelo bem das suas comunidades".

De acordo com Dujarric, a missão pretende juntar líderes políticos e comunitários e apoiar os esforços para uma reconciliação local.

Muitos dos civis de Tonj têm armas para proteger o seu gado de assaltos à mão armada por parte de comunidades vizinhas, assim como para proteger as suas famílias, argumentando que as autoridades não garantem a segurança necessária.

Um aumento dos roubos e ataques armados na região levou as forças de segurança a iniciarem uma campanha de apreensão de armas.

No final de maio, cerca de 250 pessoas foram mortas e 300 ficaram feridas em confrontos entre duas tribos no estado de Jonglei, no nordeste do Sudão do Sul, segundo o porta-voz da principal força armada da oposição, o ministro das Águas, Manawa Peter Garkouth.

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse então que houve uma série de massacres em 28 aldeias de Jonglei, das quais resultaram centenas de mortos e feridos, assim como milhares de deslocados.

O Sudão do Sul, com maioria de população cristã, obteve a sua independência ao separar-se do Norte árabe e muçulmano em 2011. No entanto, a partir do final de 2013, o país entrou num conflito civil, provocado pela rivalidade entre o Presidente, Salva Kiir, e o seu então vice-presidente, Riek Machar.

As partes formaram um Governo de unidade nacional em 2016, que caiu poucos meses após a criação devido a um reinício da violência, tendo essa sido a primeira tentativa de pacificação do jovem país africano.

Em fevereiro, Kiir e Machar oficializaram uma reconciliação, estabelecendo um Governo conjunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório