Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pompeo alerta para autoritarismo liderado pela China, Rússia e Irão

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, alertou hoje em relação a um aumento do autoritarismo liderado pela Rússia, China e Irão, que ameaça as liberdades em todo o mundo.

Pompeo alerta para autoritarismo liderado pela China, Rússia e Irão
Notícias ao Minuto

19:49 - 11/08/20 por Lusa

Mundo EUA

Iniciando uma visita a quatro países da Europa central e de leste na República Checa, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos homenageou as forças norte-americanas que libertam a Checoslováquia ocidental em 1945 e elogiou os valores partilhados por norte-americanos e checos.

Falando junto ao monumento "Obrigada Estados Unidos" na cidade de Pilsen, Pompeo pediu vigilância contínua para proteger os ganhos democráticos obtidos após a Segunda Guerra Mundial e novamente após a queda da União Soviética.

O secretário de Estado não se referiu, no entanto, à agitação e à preocupação com os retrocessos democráticos na vizinha Bielorrússia após as eleições presidenciais de domingo.

"Vale a pena lembrar (...) que ainda há muito trabalho a fazer, porque o autoritarismo continua vivo em Pequim, em Moscovo e em Teerão", declarou ao lado do seu homólogo checo, Tomás Petricek.

Pompeo planeia utilizar a sua visita para pressionar os seus anfitriões a conterem a influência russa e chinesa, segundo a agência norte-americana Associated Press (AP).

O chefe da diplomacia norte-americana deverá encontrar-se na quarta-feira em Praga com o Presidente checo, Milos Zeman, e o primeiro-ministro, Andrej Babis, para analisar a cooperação ao nível da energia nuclear e os "esforços para conter as ações nefastas da Rússia e da China comunista", indicou o Departamento de Estado.

As questões da energia e da situação política nos Balcãs farão parte da agenda de Pompeo nos encontros com as autoridades da Eslovénia, estando prevista uma declaração do secretário de Estado norte-americano sobre a segurança das redes 5G, adiantou.

Pompeo desloca-se ainda à Áustria e à Polónia.

Em Viena encontrar-se-á com o chanceler Sebastian Kurz, para uma conversa sobre as relações comerciais e a segurança regional, e com o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica, sediada na capital austríaca e encarregada de fiscalizar a adesão do Irão ao acordo nuclear de 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram.

A administração do Presidente Donald Trump tem tentado convencer outros membros do Conselho de Segurança da ONU a prolongar indefinidamente um embargo de armas ao Irão, que termina em outubro nos termos do acordo nuclear.

Em Varsóvia, Pompeo deverá encontrar-se com o Presidente Andrzej Duda, que foi reeleito recentemente por uma estreita margem após uma campanha tensa que preocupou defensores dos direitos humanos, entre outros, segundo a AP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório