Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ataque de 'drone' turco mata dois oficiais de segurança do Iraque

O exército do Iraque disse hoje que o ataque de um 'drone' turco causou a morte a dois altos funcionários da Segurança iraquiana, no primeiro incidente do género desde que a Turquia procura erradicar rebeldes curdos naquele país.

Ataque de 'drone' turco mata dois oficiais de segurança do Iraque
Notícias ao Minuto

19:08 - 11/08/20 por Lusa

Mundo Iraque

Segundo um comunicado divulgado pelo exército iraquiano, o 'drone' [aparelho aéreo não-tripulado] atingiu um veículo que pertencia à Guarda de Fronteira, no município de Bradost, no norte de Irbil, e o ataque causou a morte a dois comandantes e ao motorista do veículo.

Mohammed Rushdi, comandante da 2.ª Brigada dos Guardas de Fronteira e Zubair Hali, comandante do 3.º Regimento, morreram na sequência do ataque, explicou à agência AP o autarca de Bradost, Ihsan Chelebi, acrescentando que estão a ser estabelecidos novos postos naquela área.

A AP realça ainda que até agora o exército turco ainda não comentou o sucedido.

Segundo dois oficiais de segurança iraquiana, os comandantes da Guarda de Fronteira estavam reunidos secretamente com membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) durante o ataque.

A Turquia considera o PKK uma organização terrorista e já bombardeou várias zonas onde estes estão posicionados no norte do Iraque em operações anteriores.

A mesma fonte disse ainda que outras cinco pessoas também morreram no ataque, sem especificar se eram militares ou civis.

Uma fonte do PKK no norte do Iraque disse que a reunião aconteceu em Bradost e que tinha como objetivo "trazer estabilidade à área".

Os funcionários falaram sob condição de anonimato, seguindo os regulamentos.

Em 17 de junho, Ancara lançou uma ofensiva aérea e terrestre na região de Haftanin, a cerca de 15 quilómetros da fronteira entre a Turquia e o Iraque.

Esta operação causou desagrado entre as autoridades iraquianas, que em duas ocasiões convocaram o embaixador da Turquia em Bagdade para entregar uma nota de protesto.

A morte de altos funcionários iraquianos deve prejudicar ainda mais as relações entre os dois países.

Os turcos têm defendido as suas operações no norte do Iraque, explicando que nem o Governo iraquiano, nem a administração regional curda iraquiana agiram de forma a erradicar os insurgentes do PKK, que alegadamente utilizam aquele território para lançar ataques contra a Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório