Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"Comportamento criminoso abjeto". Lojas saqueadas e confrontos em Chicago

Duas pessoas foram atingidas a tiro, 13 polícias ficaram feridos e foram efetuadas mais de 100 detenções nos momentos de caos na baixa de Chicago. O rastilho terá sido um tiroteio com a polícia.

Notícias ao Minuto

10:20 - 11/08/20 por Fábio Nunes

Mundo EUA

O início da manhã desta segunda-feira em Chicago, nos Estados Unidos, ficou marcado por confrontos entre centenas de pessoas e a polícia, e por saques e montras partidas nas lojas da principal zona comercial da cidade.

Mais de 100 pessoas foram detidas, duas pessoas foram atingidas a tiro e 13 polícias ficaram feridos na sequência da manhã de violência e vandalismo na Magnificent Mile, onde estão algumas das lojas das marcas de maior renome internacional.

Face à situação, as autoridades de Chicago deram ordem para que, brevemente, fossem levantadas as pontes que marcam a paisagem da cidade do Estado do Illinois e fosse cortado o trânsito, de acordo com o The New York Times.

Horas depois do caos, os estragos eram visíveis nas montras das lojas da Magnificent Mile. Vidros espalhados pelas ruas, lojas destruídas, objetos que foram deixados para trás durante os saques. O dispositivo policial mais robusto do que o habitual permaneceu naquela área comercial.

A ‘mayor’ de Chicago, Lori Lightfoot, não teve dúvidas em classificar o incidente como “pura e simplesmente um comportamento criminoso abjeto”, e fez uma distinção entre o vandalismo que se verificou na manhã de segunda-feira e os protestos após a morte de George Floyd, que descreveu como uma “revolta justa”.

Tiroteio com a polícia fez escalar a tensão em South Side

A violência e os saques de ontem terão tido como rastilho um tiroteio na zona de South Side, mais precisamente no bairro de Englewood. Na tarde de domingo houve uma troca de tiros entre um homem de 20 anos e a polícia. O homem foi atingido a tiro e ficou ferido, mas encontra-se fora de perigo.

Após o tiroteio, moradores de Englewood abordaram os agentes da polícia e geraram-se momentos de tensão. Começaram posteriormente a circular rumores de que a pessoa atingida a tiro pela polícia tinha 15 anos, o que agravou ainda mais o ambiente tenso.

As autoridades de Chicago souberam depois que nas redes sociais circulavam publicações sobre possíveis saques na baixa de Chicago. Quando chegaram ao local, os atos de vandalismo já tinham começado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório