Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2020
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 23º

Edição

Trump hesita entre Casa Branca e Gettysburg para discurso de aceitação

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que o seu discurso de aceitação da indicação enquanto candidato presidencial às eleições presidenciais de novembro será feito a partir da Casa Branca ou em Gettysburg, na Pensilvânia.

Trump hesita entre Casa Branca e Gettysburg para discurso de aceitação
Notícias ao Minuto

21:05 - 10/08/20 por Lusa

Mundo Eleições Presidenciais

"Estreitámos o discurso de aceitação da nomeação presidencial, que deverá ser feito na última noite da Convenção [Republicana], a duas localizações - o grande campo de batalha de Gettysburg, Pensilvânia, e a Casa Branca, em Washington. Anunciaremos a decisão em breve!", escreveu o Presidente norte-americano na rede social Twitter.

O 'tweet' de Trump foi alvo de várias críticas, uma vez que a escolha da Casa Branca para este discurso confundiria a fronteira que tem de ser respeitada pelos sucessivos presidentes dos EUA que concorrem a um segundo mandato, obrigados a distinguir as atividades oficiais e financiadas pelos recursos do Estado, das atividades da recandidatura, que são partidárias.

Os candidatos dos dois principais partidos dos Estados Unidos - Republicanos, ao qual pertence Trump, e Democratas, ao qual pertence Joe Biden, ex-vice-Presidente de Barack Obama -, normalmente, aceitam a indicação formal de candidatos em convenções que reúnem milhares de pessoas.

Contudo, a pandemia da doença (covid-19) provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) interrompeu esta tradição.

Já na semana passada, Trump defendeu as vantagens logísticas da Casa Branca, principalmente a nível sanitário.

Já a cidade de Gettysburg, a cerca de uma hora e meia de automóvel da capital (Washington), é considerada um local histórico da Guerra Civil norte-americana e foi também onde o Presidente Abraham Lincoln discursou em 1863.

A Convenção do Partido republicana realiza-se entre os dias 21 e 24 deste mês.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório