Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais ministros do governo libanês demitem-se. Governo de Diab deverá cair

Espera-se que o primeiro-ministro, Hassan Diab, peça a demissão nas próximas horas.

Mais ministros do governo libanês demitem-se. Governo de Diab deverá cair
Notícias ao Minuto

15:48 - 10/08/20 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Explosões em Beirute

Os ministros que compõem o governo libanês demitiram-se e espera-se que o primeiro-ministro, Hassan Diab, entregue o pedido de demissão ao presidente Michel Aoun nas próximas horas, avança a Sky News. 

Após uma reunião do executivo do Líbano, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, anunciou que todos os membros do governo apresentaram a demissão.

Hamad Hassan acrescentou que o primeiro-ministro Diab vai ao palácio presidencial para "entregar a resignação, em nome de todos os ministros".

Antes desta reunião já tinham sido reveladas as demissões de alguns ministros a conta-gotas, o que já fazia antever um cenário de queda do governo libanês. 

A ministra da Justiça, Marie Claud Najm, apresentou a sua demissão ao início da manhã de hoje e os meios de informação já tinham adiantado que o ministro das Finanças, Ghazi Wazni, tinha preparado a sua carta de demissão para entregá-la durante a reunião. 

A demissão do executivo está relacionada com as explosões no passado dia 4 no porto de Beirute, que provocaram pelo menos 158 mortos e cerca de 6.000 feridos. Esta "verdadeira catástrofe", como definiu o primeiro-ministro Diab, aconteceu numa altura em que o país já enfrentava uma grave crise económica e social, marcada por vários protestos no Líbano. 

Esses protestos subiram de tom na sequência das explosões. Os manifestantes acusam o governo de corrupção. 

[Notícia atualizada às 16h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório