Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Hamas lança foguetes para o Mediterrâneo em advertência a Israel

O movimento islamita Hamas lançou hoje de manhã cerca de dez foguetes de longo alcance desde Gaza para o Mediterrâneo, numa advertência a Israel, que na noite passada bombardeou um posto de observação militar do grupo.

Hamas lança foguetes para o Mediterrâneo em advertência a Israel
Notícias ao Minuto

13:54 - 10/08/20 por Lusa

Mundo Gaza

Segundo os jornalistas da France-Presse no local, pelo menos oito foguetes foram lançados desde Gaza em direção ao Mediterrâneo.

O Ministério do Interior do enclave palestiniano sob controlo do Hamas desde 2007 anunciou um "ato de resistência".

Fonte próxima do Hamas citada pela AFP disse que os lançamentos são uma mensagem para que Israel perceba que os grupos armados de Gaza "não ficarão em silêncio" face ao bloqueio e às agressões israelitas.

Na última semana, balões incendiários foram lançados por três vezes desde o enclave palestiniano em direção a Israel, o que levou a disparos israelitas contra as posições do Hamas em represália.

O último destes ataques ocorreu na noite de domingo para hoje.

O exército israelita anunciou que os seus aviões de combate tinham atacado postos de observação do Hamas no norte de Gaza, enclave onde dois milhões de palestinianos vivem sob um bloqueio israelita há mais de dez anos.

O Hamas e Israel envolveram-se em três guerras, em 2008, 2012 e 2014.

Apesar de uma trégua no ano passado, apoiada pela ONU, o Egito e o Qatar, as duas partes enfrentam-se esporadicamente com disparos de foguetes, tiros de morteiro ou balões incendiários desde Gaza contra Israel e ataques do exército israelita contra Gaza.

Segundo analistas palestinianos, os disparos desde Gaza visam frequentemente pressionar Israel a permitir a entrada de ajuda financeira do Qatar ao enclave.

Segundo o Banco Mundial, cerca de 53% da população de Gaza vivia em pobreza antes da crise da covid-19, mas o número poderá hoje atingir os 64% devido ao abrandamento económico provocado pela pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório