Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

África lança ferramentas para avaliar impacto e propagação da pandemia

O África CDC e a agência African Risk Capacity (ARC) anunciaram hoje o lançamento de duas ferramentas para avaliar o potencial impacto e a propagação da covid-19 no continente através da simulação de diferentes cenários para cada país.

África lança ferramentas para avaliar impacto e propagação da pandemia
Notícias ao Minuto

12:23 - 10/08/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Uma das ferramentas ajudará na modelagem do impacto potencial do surto usando conjuntos específicos de cenários e suposições, enquanto a outra permitirá fazer simulações de diferentes cenários de propagação da covid-19 para cada país.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, "as ferramentas ajudarão os estados membros da União Africana a avaliar a magnitude potencial da covid-19 nos seus países e a tomar decisões sobre a resposta apropriada para mitigar os riscos".

"A pandemia gerou consequências socioeconómicas sem precedentes com a reversão de conquistas de desenvolvimento conseguidas com dificuldade. Por isso, África é particularmente desafiada nos seus esforços para lidar com o fardo da morte", disse Mohamed Beavogui, diretor-geral da ARC e secretário-geral Adjunto das Nações Unidas.

Nesse sentido, prosseguiu, "os governos e instituições podem alavancar nas novas ferramentas a conceção de respostas políticas atempadas e mais informadas à pandemia".

Desenvolvidas por especialistas da ARC com contribuições do África CDC, Organização Mundial de Saúde para África e outros parceiros, as ferramentas têm a capacidade de usar casos reais notificados diariamente para gerar o número cumulativo semanal de infeções, hospitalizações e mortes para cada Estado-Membro durante um período de três anos e a distribuição diária de casos por estágios de doença ao longo de um período de 300 dias.

Desde que o primeiro caso de covid-19 em África foi confirmado, a 14 de fevereiro de 2020, a pandemia propagou-se aos 55 estados membros da União Africana, com crescente impacto negativo na saúde e no bem-estar socioeconómico das populações.

"A África precisa de um mecanismo para informar melhor os estados membros sobre a epidemiologia da doença e o impacto das intervenções não farmacêuticas disponíveis para que possam implementar políticas e programas apropriados", defendem os promotores.

O diretor do Centro Africano para o Controle e Prevenção de Doenças (Africa CDC), John Nkengasong, sublinhou, por seu lado, a importância da construção de modelos no planeamento da resposta as pandemias.

"No entanto, a modelagem é baseada em premissas e os modelos dependerão das premissas usadas para desenvolvê-los", disse, apelando, por isso, aos estados-membros "para que continuem a fornecer-nos os dados necessários para fazer os modelos para cada país do continente", disse.

O número de mortes por covid-19 em África atingiu hoje as 23.253 e o continente regista mais de um milhão de infetados pela doença, que afeta sobretudo as regiões Austral e do Norte, segundo os dados oficiais mais recentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório