Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Bielorrússia: Candidata da oposição pede a Lukashenko que ceda o poder

A candidata da oposição na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaia, rejeitou hoje os resultados oficiais das presidenciais de domingo e pediu ao presidente, Alexander Lukashenko, considerado o vencedor, que ceda os comandos do país.

Bielorrússia: Candidata da oposição pede a Lukashenko que ceda o poder
Notícias ao Minuto

10:54 - 10/08/20 por Lusa

Mundo Eleições Bielorrússia

"O poder deve refletir como pode ceder-nos o poder. Considero-me vencedora das eleições", disse hoje a candidata à imprensa, denunciando a repressão das manifestações de domingo à noite contra a reeleição do Presidente.

Segundo os resultados oficiais finais da votação, o chefe de Estado cessante, Alexander Lukashenko, há 26 anos no poder e que obteve o sexto mandato, recolheu 80,23% dos votos, enquanto a grande rival, a opositora Svetlana Tikhanovskaia, chegou aos 9,9%.

Os resultados são contestados pela oposição, que denunciou atos de violência e de fraudes no processo eleitoral.

Nos protestos de domingo à noite, que degeneraram em confrontos com a política, um manifestante morreu e dezenas de outros ficaram feridos, segundo dados avançados pela organização não-governamental bielorrussa de defesa dos direitos humanos Viasca.

"Um jovem foi vítima de um traumatismo craniano depois de ter sido atingido por um veículo" das forças da ordem durante as manifestações no centro da cidade, disse a ONG através de um comunicado.

A Viasna acrescenta que há dezenas de pessoas feridas e que se encontram neste momento em hospitais de Minsk, embora a contestação se tenha estendido a outras cidades do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório