Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Janelas de vinho: Itália revive tradição da época da peste negra

Tradição é da Idade Média e volta a ganhar utilidade nos dias de hoje.

Janelas de vinho: Itália revive tradição da época da peste negra
Notícias ao Minuto

10:59 - 10/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Com a Covid-19 e a obrigatoriedade de fecharem as suas portas, muitos cafés e restaurantes tiveram de arranjar novas formas de poderem manter os seus negócios. Muitos adotaram o Take Away como o seu principal meio de venda, utilizando as janelas para realizar a entrega de encomendas no local, permitindo assim o distanciamento entre funcionários e clientes.

A ideia, contudo, não é assim tão original, escreve a imprensa italiana. Há muitos anos - precisamente na época da peste negra - eram construídas na cidade, pequenas janelas para a venda de vinho. Uma invenção que se espalhou por toda a Toscânia naqueles anos de peste bubónica, que foi particularmente intensa em Itália em 1630 e que, agora, volta a ganhar utilidade.

Estas janelas eram compostas por portadas de madeira que permitiam que permanecessem fechadas e tinham o tamanho certo de uma garrafa de vinho. O pagamento era feito através do depósito de moedas numa caixa, as quais eram posteriormente desinfetadas com vinagre. 'Distanciamento social' não era, possivelmente, um termo usado na altura, contudo as janelas foram construídas com o propósito que nos dias de hoje está cada vez mais presente nas nossas vidas.

De seu nome original 'buchette del vino', da Toscana, as janelas estão esculpidas nas paredes de lojas vinícolas e lojas urbanas, onde permaneciam como registo da história do país, mas ganham agora novamente vida, com muitos proprietários a usarem-nas para manter os seus negócios. Através delas vendem vinho, café, e até comida.  

Para o diretor da Wine Window Association, Matteo Faglia, a ideia tem sido uma mais-valia para comerciantes sobretudo porque os italianos, por saberem que se trata algo ligado ao seu passado, tendem a respeitar e a dar um valor diferente a esta forma de comércio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório