Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Inundação provocada pelas monções fez pelo menos 15 mortes na Índia

Um deslizamento de terras provocado pelas fortes chuvas das monções matou hoje pelo menos 15 pessoas no sul da Índia e enterrou 20 casas de trabalhadores nas plantações de chá, segundo a polícia local.

Inundação provocada pelas monções fez pelo menos 15 mortes na Índia
Notícias ao Minuto

15:16 - 07/08/20 por Lusa

Mundo Índia

Doze pessoas foram resgatadas, segundo o polícia Eldhose Madhai, acrescentando que mais de 50 pessoas na região ainda não foram encontradas.

O ministro-chefe do Estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, confirmou as 15 vítimas mortais e disse ainda que as equipas da Força Nacional de Resposta a Desastres foram destacadas para a área de Rajamalai, no distrito de Idukki, com equipamento noturno para os esforços de resgate.

A agência meteorológica emitiu um alerta vermelho devido às previsões de mais chuva na região.

Ligações de comunicação e linhas elétricas foram cortadas e uma ponte rodoviária da área foi levada pela força das águas.

Um templo hindu no distrito de Ernakulam, na margem do rio Periyar, ficou quase submerso quando o nível da água subiu após a abertura das comportas de uma barragem.

O rio Muthirapuzha inundou também as zonas baixas da cidade de Munnar, também no distrito de Iddiki.

As chuvas anuais das monções atingem o sul da Ásia de junho a setembro. As chuvas são cruciais para a temporada agrícola, mas todos os anos provocam vítimas e danos nesta região do mundo, onde vive um quinto da humanidade.

Mais de 550 pessoas morreram na Índia, Bangladesh e Nepal e mais de 9,6 milhões de pessoas ficaram deslocadas no sul da Ásia desde o começo das enchentes em junho, de acordo com a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório