Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Beirute. Vídeo que alegava mostrar míssil como causa da explosão é falso

As imagens, que foram adulteradas, aparentavam mostrar um míssil como responsável pela segunda explosão.

Beirute. Vídeo que alegava mostrar míssil como causa da explosão é falso
Notícias ao Minuto

23:22 - 06/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Beirute

Um vídeo que andou a circular nas redes sociais e que mostrava um míssil largado dos céus como responsável pela segunda explosão que ocorreu em Beirute, no Líbano, na passada terça-feira, foi denunciado como falso.

Segundo a Reuters, que fez um fact-check, as imagens foram editadas digitalmente. O vídeo foi partilhado nas várias plataformas, como o Facebook, Twitter e o Youtube, e vários utilizadores deram conta de que circulava também nas aplicações de mensagens WhatsApp e Telegram.

O vídeo falso é mais curto e tem menos qualidade do que o original. No início aparece uma seta a apontar para uma imagem de um míssil demasiado limpa e à partida pouco credível. Numa análise fotografia a fotografia, feita pela agência, verifica-se não é possível ver o alegado míssil em todos os 'frames', incluindo no momento que antecede o impacto.

O original, sem edição, foi publicado nas redes sociais a 5 de agosto por um habitante de Beirute e foi filmado a mais de 800 metros do local da explosão.

Veja abaixo a versão falsa e a verdadeira e compare por si.

Vídeo editado:

Vídeo original:

Recorde-se que as duas explosões sucessivas no porto da capital libanesa resultaram em 137 mortos e mais de cinco mil feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório