Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Brasil aproxima-se dos 100 mil mortos. Vacina até novembro?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil aproxima-se dos 100 mil mortos. Vacina até novembro?
Notícias ao Minuto

15:32 - 06/08/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Em Portugal, de acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se três óbitos por Covid-19 e 213 casos de infeção. No total, desde o início da pandemia, há a registar 52.061 casos da doença e 1.743 vítimas mortais.

pandemia de covid-19 já provocou mais de 708 mil mortos e infetou mais de 18,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h - Boa noite, este registo fica por aqui mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sexta-feira.

23h52 - África ultrapassou hoje um milhão de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. Num continente com 21.050 mortes confirmadas até agora, a África do Sul é o país mais afetado, com mais de metade das infeções - 538.184 - e quase metade dos óbitos - 9.604 mortes. Entre as pessoas infetadas neste país, 387.316 foram dadas como recuperadas.

23h49 - Daniela Ruah usou esta quinta-feira a sua conta oficial de Instagram para apelar ao alívio das restrições de viagens para casais binacionais em Portugal. A sofrer por estar longe da família, uma vez que se encontra a viver nos Estados Unidos, a atriz sugeriu aos seus seguidores que, tal como ela, se juntem ao movimento #LoveIsNotTourism (o amor não é turismo) e assinem a petição que pede precisamente "o alívio das restrições de viagem para casais binacionais em Portugal".

23h16 - O Brasil registou 1.237 mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 98.439 óbitos. Foram ainda notificados 53.139 casos da doença, em 24 horas, num total de 2.912.212 infeções. Se se mantiver a média nos próximos dias o país poderá superar as 100 mil vítimas mortais e os 3 milhões de infetados, até sábado.

22h32 - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje acreditar que pode haver uma vacina contra o novo coronavírus ainda antes das eleições presidenciais do país, marcadas para 03 de novembro.

21h29 Número de novos contágios em França continua a aumentar. O número de novos contágios com o novo coronavírus em França aumentou mais de 30% numa semana, de acordo com um relatório semanal do Ministério da Saúde hoje divulgado.

21h21 - EUA retiram alerta global para viagens. Os Estados Unidos da América (EUA) retiraram hoje o alerta global de saúde, que recomendava aos seus cidadãos para evitarem viagens internacionais devido à pandemia de covid-19, mas consideram África, América e Europa como continentes de alto risco.

21h11 OMS continua a esperar regresso dos Estados Unidos. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde reiterou hoje esperar que o Governo dos Estados Unidos reconsidere o corte de relações com a agência da ONU, assegurando que "o problema não é de dinheiro".

21h08 Bastonário quer DGS a acompanhar mais de perto situação dos lares. O bastonário da Ordem dos Médicos defende que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deve acompanhar mais de perto situações como a do lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 matou 18 pessoas.

21h03 Lar de Reguengos não cumpria as orientações da DGS. O lar de Reguengos de Monsaraz onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), conclui uma auditoria da Ordem dos Médicos, que aponta responsabilidades à administração.

O relatório da comissão de inquérito da Ordem dos Médicos para avaliar as circunstâncias clínicas do surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, a que a Lusa teve acesso, diz que não era possível cumprir "o isolamento diferenciado para os infetados ou sequer o distanciamento social para os casos suspeitos".

21h02 Layoff sem completar um mês civil dá "direito a complemento", diz Governo. O esclarecimento é do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e surge na sequência de "dúvidas suscitadas quanto ao recebimento do complemento de estabilização por parte de trabalhadores que estiveram em layoff".

21h01 - Angola regista novo numero recorde de 88 casos em 24 horas. Angola voltou hoje a registar um número recorde de infeções por covid-19, com 88 casos nas últimas 24 horas, elevando o total desde 21 de março para 1.483, e mais dois mortos, segundo as autoridades sanitárias.

19h38 - A Noruega anunciou hoje que vai colocar a França, Suíça e República Checa na "lista vermelha" devido ao ressurgimento de casos de Covid-19, obrigando a uma quarentena de 10 dias os viajantes provenientes desses países.

19h27 - A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) disse hoje que há o registo, nas últimas horas, de "dois casos positivos" para Covid-19 no lar idosos daquela cidade do distrito de Bragança.

19h02 - A Madeira registou hoje mais dois casos positivos de Covid-19, elevando para 23 o número de infeções ativas, num total de 121 casos registados, estando outros dois a aguardar análises laboratoriais, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h47 - Porque "o vírus não desapareceu" e "continua on", a Direção-Geral de Saúde (DGS) reforça alerta para o respeito pelas medidas de prevenção da Covid-19.

18h35 - O número de pessoas infetadas com Covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, aumentou esta quinta-feira para 72, das quais cinco estão hospitalizadas e outras dez a ser transportadas para o hospital, informou a Câmara. Este aumento deve-se ao facto de terem sido feitos 160 testes a utentes e profissionais do lar, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, tendo resultado "positivo para um total 48 utentes e 24 funcionários".

18h13 - Várias organizações e empresas internacionais lançaram hoje a 'Semana Mundial da Máscara', que decorrerá entre 7 a 14 de agosto, pretendendo sensibilizar a população mundial a utilizar máscaras de prevenção da Covid-19 em público. Além de organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a África CDC ou a sua congénere norte-americana e a Fundação CDC dos EUA, participam na iniciativa mais de 40 empresas, incluindo as gigantes tecnológicas Facebook e Google.

17h54 - Polónia, Hungria, Grécia e Chipre colocaram-se à disposição da UEFA para receber jogos em campo neutro das competições europeias de 2020/21, face à pandemia de covid-19, anunciou hoje o organismo que tutela o futebol do 'velho continente'.

17h36 - O Reino Unido registou hoje 950 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, somando ainda 49 mortes. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, 46.413 pessoas já morreram até agora no Reino Unido após testes positivos para o novo coronavírus e um total de 308.134 foram infetadas.

17h21 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou hoje o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia.

17h19 - Comboios de Portugal (CP) obteve a certificação 'Covid Clean'. Trata-se de um "selo de garantia do cumprimento das boas práticas e das Recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) na Gestão de Riscos Biológicos", sublinha a empresa em comunicado.

17h16 - Duas dezenas de enfermeiros manifestaram-se hoje em frente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para exigir a resolução das injustiças para com estes profissionais e reconhecer que são imprescindíveis no combate à pandemia.

17h09 - Espanha registou mais 1.683 novos casos nas últimas 24 horas e o total de infeções passa assim para 309.855. Há ainda a sublinhar mais uma morte desde ontem, totalizando 28.500 óbitos.

16h24 - Os Utah Jazz venceram na madrugada desta quinta-feira os Memphis Grizzlies por 124-115. Donovan Mitchell foi um dos jogadores em evidência ao marcar 18 pontos, e anotar ainda seis assistências e sete ressaltos. Foi um dos primeiros jogadores da NBA a acusar positivo à Covid-19, sendo que entretanto recuperou, anotou ainda uma das assistências da noite.

16h06 - O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto vai enviar hoje uma proposta ao Governo para a abertura das discotecas além da 01h após parecer favorável da Direção-Geral da Saúde.

15h31 - A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou hoje que vai doar 12 'kits' de impressão 3D a instituições de ensino superior, tecnologia ou de investigação dos PALOP, permitindo uma "disponibilização gratuita de consumíveis" na resposta à Covid-19.

15h19 - A Federação nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje que é preciso abrir concursos para professores no ensino superior e respeitar as cargas horárias dos docentes no próximo ano letivo, marcado pela pandemia de Covid-19.

15h07 - A diretora do escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, disse hoje que a falta de testes está a gerar subnotificação de casos e a impedir a compreensão total da pandemia no continente.

15h - Boa tarde, iniciamos um novo registo mas pode recordar o acompanhamento desta manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório