Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Explosões no Líbano. Secretário da Defesa dos EUA avança tese de acidente

O secretário da Defesa norte-americano, Mark Esper, mencionou hoje a tese de um acidente a propósito das explosões que destruíram grande parte de Beirute, ao contrário do que avançou o Presidente Donald Trump na terça-feira.

Explosões no Líbano. Secretário da Defesa dos EUA avança tese de acidente
Notícias ao Minuto

23:17 - 05/08/20 por Lusa

Mundo Beirute

Citando militares, o Presidente norte-americano aludiu a uma bomba.

"Informei-me sobre o que se passou", disse Esper, durante um fórum em linha. "A maior parte das pessoas pensam que foi um acidente, como foi adiantado", respondeu, quando questionado sobre o assunto durante o Fórum de Segurança em Aspen.

Na terça-feira à noite, durante uma conferência de imprensa, Trump afirmou que as explosões destruidoras em Beirute, capital do Líbano, "pareciam um atentado terrível".

Na ocasião, Trump acrescentou: "Reuni com os nossos generais e parece que não foi um acidente industrial. Parece, dizem, que foi um atentado, era uma bomba".

A explosão de toneladas de nitrato de amónio, deixadas ao abandono do porto da capital libanesa, provocou na terça-feira mais de 100 mortos, milhares de feridos, centenas de milhares de sem-abrigo e a destruição de quarteirões inteiros.

O governador da cidade, Marwan Abboud, durante uma deslocação aos locais da tragédia, declarou, em lágrimas, que "a situação é apocalíptica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório