Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Dois mortos e mais de 100 feridos entre funcionários da ONU e familiares

Duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, entre funcionários da ONU e seus familiares, nas explosões que sacudiram o porto de Beirute, capital do Líbano, na terça-feira, avançou hoje a organização internacional, em comunicado.

Dois mortos e mais de 100 feridos entre funcionários da ONU e familiares
Notícias ao Minuto

20:48 - 05/08/20 por Lusa

Mundo Beirute/Explosões

As duas explosões causaram pelo menos 113 mortos e cerca de 4.000 feridos, segundo as autoridades libanesas.

Entre os feridos, contam-se 22 'capacetes azuis' da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL), que se encontravam num navio atracado no cais, afetado pelas explosões.

O porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, esclareceu ainda que as duas pessoas que morreram encontravam-se em diferentes pontos da capital libanesa.

O responsável frisou ainda que a ONU está a trabalhar "em estreita colaboração com o Governo libanês para apoiar a sua resposta de emergência", tendo já enviado vários especialistas para Beirute.

A organização está ainda a estudar a situação dos hospitais, através da Organização Mundial da Saúde, e as necessidades alimentares, por intermédio do Programa Alimentar Mundial.

Farhan Haq recordou que o Líbano importa grande parte dos seus alimentos, sendo prejudicado pelos danos que as explosões causaram ao porto.

O porta-voz adiantou também que a ONU está a estudar "todas as opções financeiras" para apoiar o país.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

Até 300.000 pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório