Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2020
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Covid-19: Um terço da população do Afeganistão foi infetada

Cerca de um terço da população do Afeganistão, de 30 milhões de pessoas, foi infetado pelo novo coronavírus, estima um estudo do Ministério da Saúde hoje publicado.

Covid-19: Um terço da população do Afeganistão foi infetada

O estudo baseia-se em testes serológicos, que medem a presença de anticorpos, realizados junto de uma amostra de 9.500 pessoas em todo o país, e contou com o apoio técnico da Organização Mundial de Saúde, explicou o ministro da Saúde, Ahmad Jawad Osmani, em conferência de imprensa.

O estudo conclui que cerca de 31,5% da população foi contaminada, com a maior taxa de infeção em Cabul, onde metade dos cinco milhões de habitantes terá sido infetada.

No entanto, o país, cuja capacidade de rastreio é muito limitada, só registou oficialmente 36.000 casos positivos e 1.200 mortes.

"Uma segunda vaga da infeção está por todo o mundo e nós não podemos ser uma exceção. Utilizaremos os resultados deste estudo para nos prepararmos melhor para uma possível segunda vaga", disse Osmani.

A pandemia começou a propagar-se no Afeganistão quando migrantes contaminados regressaram do vizinho Irão, o país mais afetado da região.

O Governo tentou limitar a propagação da covid-19 com medidas de confinamento, mas estas foram muito pouco respeitadas, nomeadamente devido à extrema pobreza da maioria da população afegã.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório