Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: 4 morrem após beber desinfetante. Mais 1.437 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 4 morrem após beber desinfetante. Mais 1.437 mortes no Brasil

Portugal registou esta quarta-feira mais um morto e 167 novos casos de infeção por Covid-19 em relação a terça-feira, registo diário que se mantém desde domingo - excetuando segunda-feira, quando não foi registada nenhuma morte pela primeira vez desde o início da pandemia no país, a 16 de março.

No total, contabilizam-se 51.848 casos de infeção confirmados e 1.740 mortes, a última das quais na região Norte.

pandemia já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo a AFP. Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h47 - A situação em Portugal. O país registou hoje, também, mais 167 casos de infeção confirmados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, fixando-se o número total em 51.848.

Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de casos de infeção desde 1 de maio até esta quarta-feira.

23h44 - A situação em Portugal. Portugal regista hoje 1.740 mortes relacionadas com a Covid-19, mais uma do que no dia anterior. Em comparação com os dados de terça-feira, em que se registavam 1.739 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,06%.

Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de óbitos desde 1 de maio até esta quarta-feira.

23h26 Tenistas violam os protocolos sanitários no WTA de Palermo. Sara Errani, após vencer a sua partida contra a romena Sorana Cirstea, decidiu não só cumprimentar a adversária, como também utilizar peças do seu vestuário para o público, para espanto da juíza de cadeira

23h18 Ator brasileiro Gésio Amadeu morre após contrair Covid-19. Morreu esta quarta-feira dia 5 de agostoGésio Amadeu. O ator brasileiro, de 73 anos, perdeu a vida depois de ter sido diagnosticado com Covid-19 no início de junho

22h37 - CDC reporta casos de morte e doença após ingestão de gel desinfetante. Há registo de vários casos de pessoas que adoeceram depois de ingerir gel desinfetante para as mãos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). O organismo indica, num relatório publicado esta quarta-feira, que algumas pessoas sofreram danos na visão, outras tiveram convulsões e quatro pessoas morreram. 

O relatório especifica 15 casos de adultos, nos estados do Arizona e do Novo México, que foram hospitalizados por intoxicação por metanol, depois de consumirem desinfetantes para as mãos à base de álcool, entre maio e junho. O CDC alerta que alguns desinfetantes contêm metanol e não devem ser usados, sublinhando, porém, que não se deve ingerir nenhum desinfetante. "Desinfetantes de mãos à base de álcool nunca devem ser ingeridos".

22h31 Brasil regista 1.437 mortes e 57.152 infeções nas últimas 24 horas. Ao todo, o país registou 97.256 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 2.859.073 casos confirmados de Covid-19.

22h26Marcelo dá "positiva muito elevada" ao esforço para retomar turismo no Algarve. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje agradado com a recuperação do turismo no Algarve e dá "positiva muito elevada" a empresários, trabalhadores e autarcas que contribuíram para essa melhoria.

22h18 - Nova Iorque atualiza número total de mortes. A cidade de Nova Iorque regista 18.937 mortes  associadas ao novo coronavírus e 4.626 óbitos que provavelmente se deverão à mesma doença, até ao dia 5 de agosto, de acordo com os dados divulgados hoje pelas autoridades camarárias. O departamento de Saúde da cidade define mortes "prováveis" aquelas pessoas que não tinham resultado laboratorial positivo para o vírus, mas cujo certificado de óbito diz que a causa de morte é Covid-19. A cidade contabiliza, ainda, 223.186 casos de infeção confirmados e 56.414 hospitalizações.

22h05 Funcionários de serviço em creche na Sertã com testes negativos. Os 36 funcionários que estiveram de serviço na creche 'O Pinheiro', na Sertã, submetidos a testes à Covid-19 após uma criança de 3 anos ter acusado positivo, deram todos negativo, disse hoje o provedor da Santa Casa da Misericórdia.

21h50 - Novo surto em instituição social de Madrid, com um óbito. A comunidade de Madrid registou esta quarta-feira um novo surto ao Ministério da Saúde, ocorrido numa instituição social de saúde localizada em San Martín de La Vega, diz o El País. Contabilizaram-se 47 casos de infeção, um dos quais acabou por falecer. Seis dos casos confirmados estão hospitalizados. Os afetados são 38 residentes e nove profissionais do centro social, que anteriormente não tinha registado nenhum caso de Covid-19.

21h30 - Ex-presidente da Colômbia infetado. O ex-presidente da Colômbia (2002 a 2010) e atual senador Álvaro Uribe obteve resultado positivo para o novo coronavírus, de acordo com a imprensa, um dia depois de ter sido colocado em prisão domiciliária por fraude processual e alegados subornos a testemunhas. O senador não apresentará sintomas, além de uma leve dor de garganta, e os seus dois filhos também estarão infetados.

Uribe aguarda julgamento por alegada manipulação do processo de Juan Guillermo Monsalve, um ex-paramilitar que o associou à criação do grupo paramilitar Metro de las Autodefensas.

21h22 - Virgina é o primeiro estado dos EUA com uma app de rastreio. O estado norte-americano da Virgina é o primeiro a lançar uma aplicação de rastreio para o novo coronavírus, com tecnologia da Apple e da Google. As autoridades esperam que a app - COVIDWISE - possa ajudar na deteção mais rápida de novos casos, embora ainda seja necessário diminuir o tempo que demora até obter o resultado a um teste.

Os telefones que tenham a app instalada mantêm um registo de encontros com outros utilizadores, de forma anónima, através de sinais de Bluetooth. Os utilizadores podem então notificar-se entre si sem ser revelada a sua identidade, caso alguém fique infetado. "É uma forma de trabalharmos todos juntos para conter o vírus. Ninguém o está a seguir. Nenhuma informação pessoal é guardada", indicou o governador democrata Ralph Northam, citado pelo New York Times.

21h05 Mais uma morte e 58 novos casos em Cabo Verde. Cabo Verde registou mais uma morte provocada pelo novo coronavírus, elevando para 27 o número de óbitos no país, e mais 58 novas infeções, aumentando o total para 2.689, informaram hoje as autoridades de saúde.

20h40 Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes. A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi hoje anunciado.

20h37 OMS desaconselha reabertura de escolas em países com elevado contágio. A reabertura de escolas em países com elevado contágio pelo novo coronavírus "vai piorar a situação" associada à pandemia de Covid-19, avisou hoje o responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.

19h26 - "Não houve nada igual à Covid em 102 anos". O principal conselheiro da Saúde da administração norte-americana, Anthony Fauci, indicou esta quarta-feira à CNN que o coronavírus colocou o mundo em "terreno desconhecido". "É algo novo, histórico, não houve nada igual em 102 anos - e está a evoluir", disse. Essa evolução, explicou, é a razão pela qual a ciência deve ser prioridade nas recomendações.

"Particularmente para coisas como máscaras, multidões, ar livre/interior, aerossóis - estas são coisas sobre as quais vamos aprendendo à medida que o tempo passa e faz-se o melhor que se pode com as recomendações, baseados nos dados que temos até à data", disse o epidemiologista, mostrando-se surpreendido com a resistência das pessoas a medidas que significam o seu próprio bem-estar.

19h08 - França com mais nove mortes em meio hospitalar e 1.695 casos de infeção. As autoridades francesas indicaram, esta quarta-feira, que foram registadas nas últimas 24 horas mais nove mortes em meio hospitalar, elevando o número total para 30.305. São ainda notificados 1.695 novos casos de infeção. O balanço de casos de infeção é de 194.029.

19h01 - "Eu uso máscara porque quero garantir que a Covid-19 termina aqui". O diretor do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) partilhou um breve vídeo, através do Twitter, onde faz o apelo ao uso da máscara. Apresentando a máscara como "uma das armas mais poderosas que temos na luta contra a Covid-19", indicou que esta, juntamente com a higiene das mãos e o distanciamento social, é a forma mais simples de cada um fazer a sua parte para impedir a propagação da doença.

"Todos temos um papel a desempenhar para impedir a propagação da Covid-19 e na proteção de cada um, mesmo que sejamos jovens e saudáveis. Eu uso máscara porque quero garantir que a Covid-19 termina aqui", disse Robert R. Redfield.

18h56 Madeira com mais dois casos positivos da Covid-19. A Madeira registou hoje mais dois casos positivos de Covid-19, elevando para 21 o número de infeções ativas, num total de 119 notificações, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h42 Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir de hoje. A nova linha de apoio a micro e pequenas empresas por causa da pandemia de covid-19, com uma dotação de 1.000 milhões de euros está disponível a partir de hoje, de acordo com um comunicado.

18h36 OMS diz que é "irrealista" ter eventos desportivos com grandes multidões. O diretor de emergências do organismo, Michael Ryan, considerou que, a acontecer, poderia ser "desastroso": "É muito pouco realista pensar que em países com transmissão local veremos grandes encontros, como este ano".

18h31 "Por minha causa, não és contagiado". A companhia de teatro LaJoven e o hospital 12 de Octubre criaram uma campanha de prevenção contra a Covid-19 para menores de 30 anos - a faixa etária onde os números de novos casos se têm multiplicado nas últimas semanas. Em Espanha, sublinhe-se, assiste-se a um aumento de casos de contágio, algo que está acontecer em vários países europeus, estando os novos surtos maioritariamente entre os mais jovens.

18h27 Uso obrigatório de máscara na Madeira divide constitucionalistas. A constitucionalidade da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos na Madeira divide os constitucionalistas Jorge Miranda, que admite ter dúvidas, e Paulo Otero, que considera que a decisão invade a esfera de competências da Assembleia da República.

18h25 - Não se esqueça:

18h23 - Estados Unidos com mais de 157 mil mortos. De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos totalizam agora 157.186 vítimas mortais associadas ao novo coronavírus e 4.785.528 casos confirmados de infeção.

17h51 Portugal vai apresentar relatório com critérios do Reino Unido. Portugal vai apresentar um relatório da situação epidemiológica com base nos critérios usados pelo Reino Unido para tentar alterar as restrições de viagem para aquele país causadas pela Covid-19, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

17h37 - Testes nas escolas decididos pelas autoridades de saúde locais. O risco de contágio de Covid-19 nas escolas e as medidas a tomar, nomeadamente em relação à realização de testes, será avaliado caso a caso pelas autoridades de saúde locais, disse hoje o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal.

17h28 Portugal sai de lista da Galiza que obrigava viajantes a registarem-se. Portugal deixou, esta quarta-feira, de fazer parte da lista de países e territórios cujos viajantes para a Galiza tinham de se registar, no âmbito da pandemia de Covid-19, processo que o ministro dos Negócios Estrangeiros português elogiou.

17h25 Aplicação para rastrear contactos de infeção disponível dentro de dias. A disponibilização da aplicação de telemóveis 'Stayaway covid' está "por dias" e vai permitir localizar contactos próximos de alguém diagnosticado com Covid-19 nas 48 horas anteriores ao teste e será "mais uma ajuda" contra a pandemia, foi hoje divulgado.

17h08 - Itália regista mais 10 mortes e 384 infetados. No total, o país contabiliza 248.803 casos de infeção desde o primeiro caso registado no país, no passado 21 de fevereiro. O balanço de vítimas mortais é agora de 35.181 pessoas, segundo o ministério da Saúde, citado pelo Corriere della Sera.

17h06 Arsenal anuncia o despedimento de 55 funcionários. O Arsenal vai despedir 55 funcionários devido a problemas financeiros causados pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje o emblema londrino, vencedor da última Taça de Inglaterra de futebol.

17h00 - Reino Unido com mais 65 mortes e 892 casos de infeção. As autoridades sanitárias britânicas avançaram esta quarta-feira com mais 65 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total para 46.364. O número de novos casos de infeção foi de 892, fixando o total em 307.184.

16h58 Um terço da população do Afeganistão foi infetada. Cerca de um terço da população do Afeganistão, de 30 milhões de pessoas, foi infetado pelo novo coronavírus, estima um estudo do Ministério da Saúde hoje publicado.

16h43 - Espanha com mais 1.772 casos em 24 horas, infeções continuam a crescer. As autoridades espanholas voltam a registar uma subida no número de novos casos de infeção: 1.772. Este registo, o mais alto desde 29 de abril, ainda não contabiliza os dados de duas comunidades espanholas (Castilla-La Mancha e País Basco). As comunidades mais afetadas são Aragão (614 casos), Madrid (539) e Catalunha (146).

O número total de casos de contágio, desde o início da pandemia, é de 305.767 e o número de óbitos é de 28.499, mais uma morte desde a véspera.

16h33 Protesto no Casino de Espinho exige máscara em clientes. Trabalhadores do jogo protestam na quinta-feira junto ao Casino de Espinho, exigindo que os clientes das casas de apostas sejam obrigados a usar máscara e que os seus salários reflitam os crescentes lucros das plataformas online.

16h17 - Postos de controlo para entrar em Nova Iorque. Serão colocados postos de controlo de Covid-19 em locais de entrada estratégicos em Nova Iorque para assegurar que os visitantes de 35 estados cumprem as regras de quarentena, indicou o mayor Bill de Blasio. "Os viajantes que venham daqueles estados serão informados sobre a quarentena e serão lembrados de que é obrigatório e não opcional", afirmou. A violação das regras de quarentena pode resultar numa multa até 10 mil dólares.

16h01 Cinco utentes infetados em lar no concelho de Torres Vedras. Cinco utentes do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, testaram positivo para a Covid-19, encontrando-se quatro em isolamento e um hospitalizado, divulgou hoje a câmara municipal.

15h58 - "Irão ter um grande número na sexta-feira. Não sei o que irá ser". Donald Trump disse esta quarta-feira, em entrevista à Fox, que não sabe quais são os números relativos ao emprego que serão lançados na sexta-feira, ao contrário do que sempre foi feito pelos seus antecessores, mas que serão boas notícias. "Irão ter um grande número na sexta-feira. Não sei o que irá ser", disse, de forma vaga. "Nos últimos dois meses batemos um recorde no número de empregos. Agora vamos ter outro grande número de empregos na sexta-feira, portanto vai ser interessante perceber qual é", disse.

O desemprego nos EUA atinge milhões de pessoas, por causa da pandemia. O presidente do banco do Sistema da Reserva Federal (Fed) em Minneapolis, Neel Kashkari, sublinhou, em declarações à CBS, no domingo, que "há de tal maneira menos empregos disponíveis do que trabalhadores" que não é o montante da ajuda que vai penalizar o regresso ao emprego.

15h35 - Conferência da DGS. "O mês de julho foi o mês com o maior número de testes realizados desde o início da pandemia: 431.178 testes, o que significa uma média diária de 13.909 testes", disse Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

15h23 - Já começou a conferência da DGS. A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, e o presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro atualizam a informação relativa à Covid-19 em Portugal. Pode acompanhar aqui.

15h20 - "Precisam mesmo de ir a festas?", questiona OMS. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chamou a atenção dos mais jovens para o seu papel na prevenção de novos surtos da Covid-19. "Os mais jovens têm que se consciencializar de que têm responsabilidade. Perguntem a vocês mesmos: preciso mesmo de ir a uma festa?", disse Mike Ryan, diretor de emergências sanitárias da organização de Saúde das Nações Unidas.

De acordo com a Reuters, em Genebra, onde se situa a sede da ONU, os bares e as discotecas foram fechados na semana passada, depois de se perceber que metade dos novos casos de infeção provinham destes locais.

15h05Portugal regista hoje mais um morto e 167 novos casos de infeção. A região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza hoje 26.573 casos de Covid-19, mais 116 do que na terça-feira, representando 69% do total nacional.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as incidências da manhã, por favor, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório