Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente da agência de notícias timorense Tatoli demite-se

O presidente da agência de notícias timorense Tatoli disse à Lusa que apresentou a sua demissão do cargo, efetiva a 31 de agosto, antecipando que poderia ser exonerado das funções que ocupava desde dezembro de 2018.

Presidente da agência de notícias timorense Tatoli demite-se
Notícias ao Minuto

06:57 - 05/08/20 por Lusa

Mundo Timor

"Reúne-me com o ministro na semana passada e comuniquei a minha intenção de me demitir como presidente da Tatoli", disse José da Costa, em declarações à Lusa.

"É uma opção boa para os dois, dando tempo ao Governo para escolher um sucessor e antecipando uma exoneração que sei que ocorreria", referiu.

José da Costa explicou que depois da conversa com o ministro dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, Francisco Jerónimo, lhe apresentou na segunda-feira a carta de demissão, aceitando continuar em funções até 31 de agosto.

O responsável da Tatoli disse que na carta destacou a intenção de se demitir, "depois de avaliar o contexto da situação política no país" e para voltar ao setor das organizações não-governamentais onde trabalhava anteriormente.

"Não é um segredo público de que exonerações estão a acontecer em vários sítios. É digno antecipar e demitir-me do posto, dando oportunidade ao Governo para procurar uma nomeação de um sucessor", explicou.

Questionado sobre o futuro da agência, José da Costa disse que nos últimos anos se têm vindo "a criar as bases para a agência", com crescente produção em três línguas -- português, inglês e tétum.

"Se me perguntarem o papel do meu sucessor, penso que deve continuar o que temos estado a fazer. Há orientações claras, toda a gente sabe quais são prioridades. Estou confiante de que a Tatoli vai ficar bem se alguém que me siga continuar o que tem sido feito", referiu.

Uma das questões que considerou essencial é o reforço da independência da Tatoli, o que exige também "mudar mentalidades", disse.

"A minha preferência é tornar Tatoli o mais independente possível e toda a gente envolvida devem ser profissionais. Apesar de algumas pessoas estarem preocupadas que não esteja ainda nessa direção certa, porque ainda há muito a fazer, mas quero que seja esse o caminho, da independência", frisou.

A Tatoli, Agência Noticia do Estado de Timor-Leste, nasceu em julho de 2016 como Antil e foi transformada em 2017 em Instituto Público.

Começando a operar com um grupo de sete jornalistas, a Tatoli tem hoje cerca de 42 funcionários, dos quais cerca de 30 jornalistas, que trabalham em novas instalações no bairro do Farol, em Díli.

Com uma crescente produção -- de cerca de 650 noticias por mês - , a Tatoli é o principal veículo de comunicação das notícias do Governo timorense, estando agora envolvida no processo de reforço em multiplataformas, incluindo serviços de streaming.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório