Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Iémen: Negociações para libertar número "considerável" de prisioneiros

O governo e os rebeldes huthis em guerra no Iémen estão atualmente em negociações para a libertação de um número "considerável" de prisioneiros", segundo disse um responsável do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) à agência noticiosa France-Presse.

Iémen: Negociações para libertar número "considerável" de prisioneiros
Notícias ao Minuto

17:13 - 04/08/20 por Lusa

Mundo Iémen

Desde 2015, o conflito neste país pobre da península arábica colocou as forças leais ao governo, apoiadas por uma coligação militar internacional liderada pela da Arábia Saudita, contra rebeldes do norte e apoiados pelo Irão.

A guerra mergulhou o país na pior crise humanitária do Mundo, segundo a ONU.

"As partes estão a falar sobre uma libertação de prisioneiros bastante considerável, mas há ainda um certo acordo que deve ser encontrado relativamente às listas e às modalidades de implementação", afirmou à AFP Franz Rauchenstein, chefe da delegação do CICV na Iémen, sem fornecer números.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com cada uma das partes para que isso aconteça. [Tenho] a esperança que isso ocorra dentro de alguns dias ou semanas. É claro que o CICV estaria pronto para implementar [o acordo] no plano logístico para apoiar todas as partes", acrescentou.

Durante as negociações sob a égide da ONU na Suécia, em 2018, os dois lados concordaram em trocar 15.000 prisioneiros e entregaram listas com os nomes.

Em fevereiro passado, na Jordânia, os representantes do governo e dos huthis concordaram com um plano detalhado para essa primeira troca de prisioneiros em larga escala desde o início do conflito.

Em mais de cinco anos, a guerra matou dezenas de milhares de pessoas -- principalmente civis -- de acordo com várias organizações humanitárias.

Cerca de 3,3 milhões de pessoas deslocadas vivem em campos onde as doenças proliferam devido à escassez de água.

Cerca de 24 milhões de iemenitas, mais de 80% da população, dependem de alguma forma de ajuda humanitária ou proteção para a sua sobrevivência, segundo a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório