Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

UE pede que decisão de adiar eleições em Hong Kong seja reconsiderada

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, lamentou hoje o adiamento das eleições legislativas em Hong Kong e a desqualificação dos candidatos da oposição, e "convidou" as autoridades do território a "reconsiderarem" estas decisões.

UE pede que decisão de adiar eleições em Hong Kong seja reconsiderada
Notícias ao Minuto

19:44 - 03/08/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"O adiamento em um ano proposto para as eleições para o Conselho Legislativo através do uso de poderes de emergência atrasaria a renovação do seu mandato democrático e poria em causa o exercício dos direitos e liberdades democráticas garantidos pela Lei fundamental de Hong Kong", disse Borrell, em comunicado.

Josep Borrell acrescentou que "a desqualificação dos candidatos pró-democracia, incluindo legisladores em funções anteriormente eleitos democraticamente pelo povo de Hong Kong, também mina a reputação internacional de Hong Kong como uma sociedade livre e aberta".

O chefe da diplomacia europeia considera "essencial" que as eleições para o Conselho Legislativo se realizem "num ambiente propício ao exercício dos direitos e liberdades democráticas, tal como consagrado na Lei de Hong Kong", disse.

"A UE apela às autoridades de Hong Kong para que reconsiderem estas decisões", salientou Borrell.

Em 31 de julho, a chefe do executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou o adiamento das eleições legislativas previstas para setembro devido ao aumento de casos de novo coronavírus. A decisão foi precedida pela invalidação da candidatura de 12 ativistas pró-democracia nestas eleições.

No final de junho, após uma vaga de manifestações pelas liberdades fundamentais em Hong Kong, a China aprovou a lei de segurança nacional, contrariando o estipulado no estatuto de região autónoma definido no acordo de retrocessão da antiga colónia britânica, em 1997.

A nova lei prevê, entre outras medidas, punições a ativistas pelo separatismo, terroristas, a atos de subversão e a ingerências estrangeiras.

No mesmo dia, a chefe do executivo de Hong Kong, Carrie Lam, nomeada por Pequim, anunciou o adiamento das eleições que deveriam permitir, em setembro, renovar o Conselho Legislativo (Legco, Parlamento).

A decisão avivou os protestos do movimento pró-democracia, que acusou Carrie Lam de instrumentalizar a pandemia para se proteger de uma derrota nas urnas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório